segunda-feira, 4 de maio de 2009

Porto Sul
Conforme relatório emitido após a reunião CEPRAM, em fevereiro de 2008, em seu item Novos Projetos de Logística da Bahia – Criação e modernização dos Portos, quando foram analisados o Sistema Portuário da Bahia de Todos os Santos (portos de Aratu e Salvador), Porto Sul (em Ilhéus) e Porto Pesqueiro de Ilhéus, estava previsto desde aquela ocasião o Novo Complexo Portuário Porto Sul, a ser localizado na Ponta do Ramo, um empreendimento em parceria público – privada de importância capital para o país, notadamente para a Bahia e em particular para Ilhéus e a região próxima.
Nesse projeto, figurava como âncora o ferro de Caetité, com a estimativa de embarque de 25 milhões de toneladas/ano, além de o citado porto oferecer oportunidades em outros segmentos da economia brasileira tais como exportação de Grãos – de Bio-Combustiveis – Fertilizantes – Celulose e Papeis – Terminal de conteiners, outras empresas Mineradoras – Siderurgia e outras mais, tudo em sistema de parceria.
O Porto Sul (OFF Shore), com elevada eficiência, modernidade, baixo custo operacional, modelagem regulatória, jurídica e institucional atualizada e principalmente em total observância as leis ambientais.
O projeto busca desenvolver de modo geral que seja reconhecido como referência quanto a Minimização de todos os impactos na natureza da região.
É de bom alvitre informar que serão formados cinturões verdes com espécies nativas, tratamento integral de resíduos com o uso de alta tecnologia, como nos principais paises do mundo.
Falar do Porto Sul nos obriga dizer que a Ferrovia OESTE/LESTE, dividida em duas frentes, uma do Porto Sul a Caetité com 550 km de extensão e a outra de Caetité a Luis Eduardo com 470 km, sendo que os municipios de Luis Eduardo e São Desidério figuram como dos maiores produtores de Soja e Algodão do país.
Daquela data para cá, inúmeras ações já foram praticadas, com estudos, elaborações de projetos, e licitações já marcadas para ocorrer e com mais novas opiniões como o uso de água trazida do Rio São Francisco até Caetité, e muitos etcs.
Como o Porto Sul é integrante de um complexo intermodal em outra matéria teceremos comentários sobre a visão estratégica do Estado, da ação da Valec e da implantação e modernização da Infraestrutura de transportes que de um modo ou de outro interage com o Complexo Intermodal.
Que venha o Porto marco de um desenvolvimento que Ilhéus e região clamam faz muito tempo.
Defender a natureza é obrigação; entretanto os órgãos e empresas envolvidas na consumação dos projetos tem tido a preocupação dentro da moderna tecnologia de dotar de todos requisitos condizentes a não agressão ao meio ambiente em escala mais atuante e realista de que os teóricos tem posto como parâmetro para argumentar contra sua concretização.

2 comentários:

sarrafo na madrugada disse...

De todos os sitios eleitos, foi escolhido para o Complexo Intermodal especificamente o Porto Sul, a área mais devastada, a área mais cacarecada, a área de impossivel recuperação, a Ponta da Tulha.
Quem devastou estas áreas agora se coloca contra o Porto Sul,quem negocia terrenos na bacia das almas,está chiando pelos "negócios" prejudicados.
Nada de preservação ambiental nesta jogada.

Mario P.de Carvalho disse...

No próximo dia 7 espero que não haja manifestação como da vez passada, quando houve vaias aos defensores do desenvolvimento para a região, houve atos de falta de educação e de baderna,
Espero que o nivel dos debates visem o progresso e desenvolvimento da região e principalmente de Ilhéus e que o respeito seja um dos fundamentos nos questionamentos que serão colocados.
Ilhéus está para decidir: o progresso ou esse imobilismo que norteia aqueles que imaginam que a Lei de Gerson é que faz sentido.
Aqueles que pensam: Pouca farinha, meu pirão primeiro, como diz o velho Wilson ,tem que imaginar Ilhéus tem que pensargrande.