sábado, 9 de maio de 2009

Infraestrutura:
Projeto Intermodal desperta entusiasmo na região Sul
A primeira apresentação oficial do novo complexo logístico produtivo que será implantado na região Sul do estado, envolvendo a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul Bahia, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, um centro industrial, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), novos acessos rodoviários e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), reuniu autoridades, representantes da sociedade civil organizada, ambientalistas e lideranças comunitárias em Ilhéus e Itabuna.
A apresentação do novo projeto para os diversos públicos da Costa do Cacau foi feita ontem e anteontem por uma equipe técnica capitaneada pelos secretários da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, e do Meio Ambiente, Juliano Matos, que estiveram em Ilhéus e Itabuna nesta quinta e sexta-feiras (7 e 8) para mostrar detalhes do empreendimento numa exposição multimídia.
Em Ilhéus, os técnicos do governo estadual se reuniram com representantes da sociedade organizada e com membros do Comitê Tripartite, formado pelo governo municipal, ambientalistas, ONGs e associações de moradores da Lagoa Encantada e Ponta da Tulha. Em Itabuna, além das autoridades locais, compareceram ao encontro lideranças de cidades diretamente envolvidas com o projeto, como Itajuípe, Buerarema, Uruçuca, Itacaré e Camamu.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, afirmou que o projeto será importante vetor de desenvolvimento não só para Ilhéus, mas para toda região. Lima disse que, antes da divulgação oficial do projeto, a prefeitura não tinha conhecimento total do que ele representaria para Ilhéus, tanto no aspecto ambiental como no econômico, mas que depois dos encontros todos ficaram mais conscientes de sua importância para a região.
Para o presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, o projeto é completo, grandioso e representa uma grande alternativa de desenvolvimento regional. O prefeito de Itacaré, Antônio Mário Dasmasceno, também se posicionou de modo favorável ao empreendimento. “Esta é realmente uma maneira nova de se administrar. O governo e os secretários vêm ao local do projeto, encontram os prefeitos e discutem frente a frente alternativas para sair da crise em que estamos”, elogiou.
Itabuna foi representada no encontro pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leah, que lembrou que há muitos anos não se tem uma perspectiva de desenvolvimento deste porte na região. “Apesar da localização física do projeto estar em Ilhéus, somos municípios integrados e o complexo intermodal é uma saída para os problemas enfrentados pelo Sul da Bahia”, assegurou.
Nova dinâmica
O secretário Rafael Amoedo, disse ter ficado satisfeito com a boa receptividade do público durante os encontros realizados nas duas cidades, que deverão se tornar o eixo da nova e dinâmica Região Metropolitana que surgirá no Sul da Bahia, tendo como base o bi-polo urbano Ilhéus-Itabuna.
“Não queremos impor um projeto à região. Por isso viemos debater com as autoridades, com o público e com a mídia regional, porque sabemos que essa obra reflete a vontade da maioria”, disse Amoedo. Segundo ele, as lideranças empresariais e políticas, a imprensa e a população em geral entenderam bem a importância dos empreendimentos previstos e o papel preponderante que a região sul terá na nova rota de desenvolvimento que está se abrindo para a Bahia, que hoje já ocupa a sexta posição no PIB do país.
“A nossa meta é transformar o estado, num futuro próximo, na terceira ou quarta economia do Brasil, aproveitando nosso amplo potencial econômico. E a região Sul baiana, mais uma vez, vai ter a oportunidade de ser uma locomotiva que vai puxar a economia baiana”, frisou.
Amoedo destacou que o empreendimento capitaneado pela Ferrovia Oeste-Leste e pelo Porto Sul criará um novo eixo econômico no País, ao integrar o Sul do Estado, a Bahia e o Brasil a uma nova rota de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, gerando empregos, negócios e ativos ambientais para toda região.
O secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, por sua vez, assegurou nas reuniões que todos os cuidados relacionados ao meio ambiente estão sendo tomados. “Trata-se de um projeto que tem sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural e que trará mais investimentos para o desenvolvimento sustentável da região. Tanto que o governo estadual já assegurou recursos para a regularização do Parque do Conduru e melhorias nas APAs da Lagoa Encantada e do Rio Almada”, explicou
Mais ações
Segundo Rafael Amoedo, a partir de agora o Governo do Estado intensificará suas ações de comunicação na Costa do Cacau, estimulando o debate e esclarecendo dúvidas que por ventura passem a existir sobre o novo complexo multimodal. Devemos ter inclusive um escritório em Ilhéus para melhor atender às demandas da região sobre a iniciativa, para que o público esteja sempre bem informado sobre o andamento das ações”, declarou.
O prefeito Newton Lima, por sua vez, afirmou que já foi criada uma comissão municipal para este fim. “Inclusive, os secretários Amoedo e Juliano já agendaram reunião com os membros desta comissão para detalhar o projeto”.
Os primeiros passos para a implantação do projeto intermodal já foram dados pelo Governo da Bahia. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda este ano e que a primeira etapa esteja concluída em 2011. Segundo técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, espera-se que, até 2019, todo o projeto gere cerca de 60 mil empregos direitos e indiretos.
O projeto do Porto Sul, que tem gestão pública e privada compartilhada – Estado, União e a Bahia Mineração – se insere dentro do Sistema de Integração Intermodal que envolve rodovias, a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, o Porto Sul Bahia e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: