quinta-feira, 14 de maio de 2009

Complexo Intermodal e o meio ambiente

Escolhido entre cinco sítios estudados e analisados para receber o Terminal Marítimo a Ponta da Tulha abrigará O Porto Off Shore, que será construído na extremidade de uma ponte com extensão de 2.500 metros mar adentro e que já está sendo denominado de Porto Sul.
O governo trabalhou dispensando todos os cuidados na preservação, com estudos de revitalização, melhorias e benfeitorias das áreas de proteção ambiental como a Lagoa Encantada, com seus 14 quilômetros quadrados de espelho d´água, cercada pela Mata Atlântica e dispondo de inúmeras Cachoeiras e ilhas flutuantes.
Também O Parque Estadual de Conduru em Serra Grande está incluso nessas revitalizações bem como a bacia do Rio Almada.
E a proposta do governo é a criação por lei e através de financiamentos de uma unidade de conservação na Lagoa Encantada, transformando-a de uma APA em um parque ecológico ou reserva extrativista, e as terras da Lagoa serão desapropriadas para efeito de preservação permanente, tornando-se de uso público e com atividades de eco-turismo.
Esse Parque poderá se estender até o Parque do Conduru, criando um corredor ecológico.
É possível que essas intervenções que inclusive já existe verba destinada para esse fim e os cinturões verdes de proteção ambiental levarão aos ambientalistas de fato a entenderem que o governo trará o progresso irmanado com a proteção do meio ambiente e a oposição se cale.
Artigo com a colaboração de Gerson Marques

Nenhum comentário: