domingo, 31 de maio de 2009

A Nova Fonte Nov e a Copa de 2014.


Ações para Copa de 2014.

Salvador, pela sua grandeza como a maior patrocinadora de evento público e popular do mundo o seu Carnaval, sua classificação em terceira cidade brasileira em população, pela hospitalidade de seu povo, pela beleza de sua cidade, pelo seu turismo e pela força de sua gente, pelo empenho de seu governador, pelo atendimento as exigências FIFA, certamente será uma das cidades escolhidas para Sede da Copa do Mundo de 2014.
E como ações para a Copa de 2014, em se tratando de obras de Infraestrutura e a imediata ação para inicio e implementação é necessária rapidez, eficiência, desenvolvimento dos projetos e pouca conversa e muita ação.
O muito que falta a ser feito, transformará a cidade em um grande canteiro de obras o que de certo irá desenvolver a cidade de Salvador, os municípios próximos, os municípios de apelos turísticos e o estado e mesmo com os contratempos que surgirão terá como contra partida a geração de empregos, que aumentará a capacidade de negócios no comércio, que puxará a produção das indústrias, enfim não é difícil imaginar os benefícios para a sociedade como um todo.
Quanto às obras que o evento produzirá, teremos a priori como destaque as seguintes:
01- Ampliação o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães;
02- Conclusão das etapas 1ª do Metrô (Lapa a Rotula do Abacaxi) e da 2ª que nem iniciou, da Rotula do Abacaxi a Pirajá;
03- Requalificação, modernização e benfeitorias da linha férrea da Calçada a Paripe;
04- Conclusão da Via Expressa de Salvador;
05- Estações marítimas na baia de Todos os Santos;
06- Ampliações dos Portos de Aratu e Salvador;
07- Abertura de novas avenidas;
08- Construção dos Corredores Exclusivos de tráfego, notadamente na Avenida Paralela;
09- Obras na Saúde, com a construção de novas unidades hospitalares e a conclusão de obras já iniciadas;
10- Recuperação do Centro Histórico, incluído Baixa dos Sapateiros;
11- Construção da Avenida 29 de Março interligando a BR324 a Paralela, com extensão superior a 20 km;
12- Construção da Ponte de Salvador Itaparica e as obras de seu entorno e contornos.
Tudo isso sem se falar na Nova Fonte e o envolvimento de tudo que está a sua volta, pois em verdade será a razão principal e fundamental de todos os investimentos previstos e necessários.
Quanto a Fonte Nova, o governo deve chamar a empresa vencedora e mudar o cronograma de obras para que comece o quanto antes, pois o tempo voa, é curto e precisamos realmente ter tudo pronto antes do prazo, pois os empecilhos como greves de trabalhadores, ações climáticas e outras poderão atrapalhar o andamento das obras.
Epa, ia esquecendo, é preciso que todos se unam e resolvam de uma vez por todas a questão da Orla de Salvador, pois é inconcebível tolerar aquelas palafitas a que chamam de barracas de praia.
Tudo isso tem que ser feito a toque de Caixa, o governo em suas três esferas, federal, estadual e municipal, unidos e de mãos dadas, juntamente com organizações multinacionais e o povo em geral.
Vamos lá Bahia, o futuro já está aqui.
Pensargrande ousa imaginar que o adágio popular: Querer é poder, será concretizado, pois com a ajuda de Deus haveremos de realizar.

Nenhum comentário: