Em 11.12.2010 fiz uma postagem sobre o novo aeroporto de Ilhéus. Veja abaixo.
Ao que se sabe de concreto é que o projeto preliminar do novo aeroporto de Ilhéus prevê:
Duas pistas de 3.000 metros cada, além de Estação de passageiros moderna, galpões para cargas e todas as outras necessidades para um aeroporto alfandegado.
É também sabido e não é segredo para ninguém que é necessário varias intervenções e adequações no sistema viário e de acesso na região, a implantação de serviços de fornecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica e meios de comunicações, inclusive é claro a telefonia.
Se tem noticia de que no final do primeiro trimestre deste ano teve inicio o processo de licenciamento ambiental( sempre demora e muito) e que a Infraero em fase embrionária do projeto providenciou os meios para a elaboração do EIA-RIMA.
No site da Infraero no item licitações nada consta sobre o novo aeroporto de Ilhéus.
E toda essa confusão teve inicio quando alguns blogs exibiram fotos, que mostrava a insegurança de nosso aeroporto Jorge Amado que deu lugar a uma série de intervenções na área, com até a redução de altura de determinado hotel.
E depois disso o tiro saiu pela culatra. As restrições levaram o Aeroporto a funcionar na dependência de sua visibilidade a olho, sem uso de aparelhos.
Se alguém tiver noticias concretas de como andam os processos para a construção do novo Aeroporto que ficará situado a margem da rodovia Ilhéus a Itacaré, por favor envie um comentário sobre o assunto.
Para colocar um final nesta opinião, lembro que em reunião no Centro de Convenções realizada há alguns meses atrás, representante da Infraero informou que inicialmente seria construída uma pista com 1.750 metros de extensão por 45 metros de largura e no futuro seria ampliada para tres mil metros conforme o projeto preliminar existente.
Como a prioridade de obras nos aeroportos visarão a Copa de 2014, a coisa tem que ser bem trabalhada com a união de todas as forças politicas em pró de Ilhéus.
Em 07.03.2011 postei o que segue abaixo:
Entendo que não há interesse em comentar com detalhes a redução em 110 m da pista do Aeroporto Jorge Amado, a proibição dos voos noturnos por meios de instrumentos e proibição de seu uso mesmo durante o dia quando houver fortes chuvas e neblina; também não interessa recordar os obstáculos apontados (65) como postes e propriedades privadas, inclusive reduzindo um pavimento de determinado Hotel, não adianta verificar o histórico de movimentação de passageiros, aeronaves e cargas quando em 2002 era consideravelmente maior de que em 2010 e deste ano, o que vale a pena é brigar no bom sentido pela realização desse investimento e que de fato ele saia do papel e por isso vou relatar de forma rápida algumas noticias e ações sobre o Novo Aeroporto de Ilhéus.
Em Agosto de 2007 o Estado anunciou novo Aeroporto em Ilhéus, com investimento inicial previsto em R$155 milhões numa área às margens da estrada Ilhéus a Itacaré, já aprovado pela ANAC e em processo de levantamento da área para a desapropriação;
Em Novembro do mesmo ano a noticia de que Sérgio Gaudenzi, presidente da Infraero assinou em 29/10 termo de cooperação entre o governo da Bahia e a Infraero para a construção do novo Aeroporto de Ilhéus, com R$5 milhões destinados ao projeto executivo e R$150 milhões como investimentos nas obras:
Em 25/02/2011 a Infraero iniciou os trabalhos de estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e da elaboração do Plano Diretor para o novo Aeroporto de Ilhéus (BA), que será construído e administrado pela estatal. Os trabalhos tiveram início no começo do mês. A Infraero investirá R$ 1,96 milhão na elaboração do EIA-Rima e R$ 258 mil no Plano Diretor.Resumo de Informações da SEPLAN informa sobre o Aeroporto de Ilhéus e adiante os principais esclarecimentos:
Qual o custo estimado das ações?
Até o momento as ações de incorporação, planejamento e projeto somam R$ 19,5 milhões. Estima-se que o custo das obras do novo aeroporto de Ilhéus seja de R$ 300 milhões.
Quais as atividades em curso?
A Infraero já publicou o edital de licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e do Plano Diretor do aeroporto. Até o final de Agosto de 2010 as propostas serão entregues. Também está em curso os ajustes para desapropriação do sítio aeroportuário.
Qual o cronograma previsto para o empreendimento?
a) Estima-se a obtenção da Licença Ambiental Prévia e aprovação do Plano Diretor do aeroporto até Setembro de 2011.
b) A elaboração dos projetos básicos e executivos da 1ª fase de construção do aeroporto estão previstos entre Janeiro e Agosto de 2012.
c) As obras devem ter início em Janeiro de 2013.
Quais as características básicas do novo aeroporto?
Elas serão definidas no Plano Diretor do aeroporto, mas está previsto que a pista de pouso e decolagem poderá chegar a 3.000m x 45m, no futuro, dependendo das demandas. Num primeiro momento, a pista deverá ter 2.000m; a pista do atual aeroporto tem 1.577m.
O sítio aeroportuário escolhido pelo Instituto de Aviação Civil (IAC), ligado ao Departamento-Geral de Aviação Civil (DAC) do Comando da Aeronáutica tem cerca de 8.500.000m², sendo que o atual aeroporto tem apenas 739.000m².
Pensar grande diz: em 2010 no Centro de Convenções de Ilhéus em ato público sobre o Complexo Intermodal, a representante da Infraero informou que embora a disponibilidade de área do sitio aeroportuário possibilitará no futuro a existência de duas pistas de 3.000 metros cada uma, no primeiro momento seria construída uma pista com cerca de 2000 metros e na medida da necessidade ocorreria a ampliação dessa pista e no futuro a obra se completaria.
A obra será construída no km 11 da Ba-001 - rodovia Ilhéus a Itacaré, considerada de classe internacional para passageiros e cargas e fazendo a integração com o Porto Sul e a Ferrovia Oeste/Leste.
Como se observa de uma previsão inicial de R$155 milhões já se comenta que seu custo gira em torno de R$300 milhões.
O importante é que saia de fato do papel, pois o gargalo impeditivo do desenvolvimento passa pela carência estrutural de Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos, Comunicação, Energia, Educação, Saúde e com a disponibilidade de todos esses eixos o progresso não será apenas uma razão para comentários, será um fato inquestionável.
Em 07.03.2011 postei o que segue abaixo:
Entendo que não há interesse em comentar com detalhes a redução em 110 m da pista do Aeroporto Jorge Amado, a proibição dos voos noturnos por meios de instrumentos e proibição de seu uso mesmo durante o dia quando houver fortes chuvas e neblina; também não interessa recordar os obstáculos apontados (65) como postes e propriedades privadas, inclusive reduzindo um pavimento de determinado Hotel, não adianta verificar o histórico de movimentação de passageiros, aeronaves e cargas quando em 2002 era consideravelmente maior de que em 2010 e deste ano, o que vale a pena é brigar no bom sentido pela realização desse investimento e que de fato ele saia do papel e por isso vou relatar de forma rápida algumas noticias e ações sobre o Novo Aeroporto de Ilhéus.
Em Agosto de 2007 o Estado anunciou novo Aeroporto em Ilhéus, com investimento inicial previsto em R$155 milhões numa área às margens da estrada Ilhéus a Itacaré, já aprovado pela ANAC e em processo de levantamento da área para a desapropriação;
Em Novembro do mesmo ano a noticia de que Sérgio Gaudenzi, presidente da Infraero assinou em 29/10 termo de cooperação entre o governo da Bahia e a Infraero para a construção do novo Aeroporto de Ilhéus, com R$5 milhões destinados ao projeto executivo e R$150 milhões como investimentos nas obras:
Em 25/02/2011 a Infraero iniciou os trabalhos de estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e da elaboração do Plano Diretor para o novo Aeroporto de Ilhéus (BA), que será construído e administrado pela estatal. Os trabalhos tiveram início no começo do mês. A Infraero investirá R$ 1,96 milhão na elaboração do EIA-Rima e R$ 258 mil no Plano Diretor.Resumo de Informações da SEPLAN informa sobre o Aeroporto de Ilhéus e adiante os principais esclarecimentos:
Qual o custo estimado das ações?
Até o momento as ações de incorporação, planejamento e projeto somam R$ 19,5 milhões. Estima-se que o custo das obras do novo aeroporto de Ilhéus seja de R$ 300 milhões.
Quais as atividades em curso?
A Infraero já publicou o edital de licitação para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e do Plano Diretor do aeroporto. Até o final de Agosto de 2010 as propostas serão entregues. Também está em curso os ajustes para desapropriação do sítio aeroportuário.
Qual o cronograma previsto para o empreendimento?
a) Estima-se a obtenção da Licença Ambiental Prévia e aprovação do Plano Diretor do aeroporto até Setembro de 2011.
b) A elaboração dos projetos básicos e executivos da 1ª fase de construção do aeroporto estão previstos entre Janeiro e Agosto de 2012.
c) As obras devem ter início em Janeiro de 2013.
Quais as características básicas do novo aeroporto?
Elas serão definidas no Plano Diretor do aeroporto, mas está previsto que a pista de pouso e decolagem poderá chegar a 3.000m x 45m, no futuro, dependendo das demandas. Num primeiro momento, a pista deverá ter 2.000m; a pista do atual aeroporto tem 1.577m.
O sítio aeroportuário escolhido pelo Instituto de Aviação Civil (IAC), ligado ao Departamento-Geral de Aviação Civil (DAC) do Comando da Aeronáutica tem cerca de 8.500.000m², sendo que o atual aeroporto tem apenas 739.000m².
Pensar grande diz: em 2010 no Centro de Convenções de Ilhéus em ato público sobre o Complexo Intermodal, a representante da Infraero informou que embora a disponibilidade de área do sitio aeroportuário possibilitará no futuro a existência de duas pistas de 3.000 metros cada uma, no primeiro momento seria construída uma pista com cerca de 2000 metros e na medida da necessidade ocorreria a ampliação dessa pista e no futuro a obra se completaria.
A obra será construída no km 11 da Ba-001 - rodovia Ilhéus a Itacaré, considerada de classe internacional para passageiros e cargas e fazendo a integração com o Porto Sul e a Ferrovia Oeste/Leste.
Como se observa de uma previsão inicial de R$155 milhões já se comenta que seu custo gira em torno de R$300 milhões.
O importante é que saia de fato do papel, pois o gargalo impeditivo do desenvolvimento passa pela carência estrutural de Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos, Comunicação, Energia, Educação, Saúde e com a disponibilidade de todos esses eixos o progresso não será apenas uma razão para comentários, será um fato inquestionável.
Recentemente por questões que prefiro não comentar o novo Aeroporto de Ilhéus passou a ser imaginado em área próxima a Rodovia Ilhéus a Itabuna, no bairro de Salobrinho vizinho a UESC, devido inclusive a tão prometida e futura construção da duplicação da rodovia Ilhéus a Itabuna.
A principio a nova localização seria muito benéfica a ideia de uma região metropolitana abrangendo inclusive como principais cidades Ilhéus e Itabuna. Entretanto, o raciocínio lógico induz que Itacaré e Uruçuca vão gritar, principalmente a primeira que tem forte participação no turismo da região. É evidente de que se o aeroporto fosse construído próximo da rodovia de Ilhéus a Itacaré, os passageiros desembarcados das aeronaves estariam a cerca de aproximados 40km, enquanto que a mudança para Salobrinho teria distancia de uns 100 quilometros.
O Secretário da Casa Civil do governo Wagner, sr Rui Costa, promete e até garante de que a modelagem prevista de parceria público-privada (PPP) terá as obras iniciadas ainda este ano e o ganhador da licitação vai construir e operar o novo aeroporto, que talvez não tenha tantos opositores no segmento ambiental, por não ferir interesses dos proprietários de terras de pessoas residentes no sudeste e sul do país.
E para funcionar como estandarte e chamariz o atual aeroporto com terreno área de 739.000m2, em região de extrema valoração e a beira mar, ficaria como elemento de permuta de posse do ganhador da licitação que lá poderia construir um grande Shopping atrelado a Condomínio residencial de alto luxo, inclusive com construção de hotéis.
Como as vezes os homens que governam o país em suas várias esferas não atentam que planejar é preciso, a Infraero lançou a semanas licitação para obras no aeroporto Jorge Amado, com a expansão da área de desembarque com custo em torno de R$1,5 milhão, que fatalmente seria jogar dinheiro no lixo se as promessas do Secretário Rui Costa se realizarem.
Será que o IBAMA já recebeu os projetos para análise ou o novo aeroporto de Ilhéus é conversa fiada para boi dormir?
Enquanto os políticos de Ilhéus de todos os partidos e todas tendências e siglas não se unirem e trabalharem para a cidade e município, a dúvida vai continuar sendo um forte elemento para se acreditar na estagnação e inércia total e progresso e desenvolvimento é sonhar demais e querer que os sonhos distantes, não fiquem mais longe ainda.
Um fato é real o governador Wagner tem se empenhado e muito, juntamente com Walter Pinheiro e outros para que o novo Complexo Intermodal seja uma realidade em breve; muito embora o governo federal representado pela VALEC seja muito lenta quanto as ações para a construção da Ferrovia Oeste/Leste e a licença para a construção do Porto Sul passou de uma novela para um seriado interminável.
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A principio a nova localização seria muito benéfica a ideia de uma região metropolitana abrangendo inclusive como principais cidades Ilhéus e Itabuna. Entretanto, o raciocínio lógico induz que Itacaré e Uruçuca vão gritar, principalmente a primeira que tem forte participação no turismo da região. É evidente de que se o aeroporto fosse construído próximo da rodovia de Ilhéus a Itacaré, os passageiros desembarcados das aeronaves estariam a cerca de aproximados 40km, enquanto que a mudança para Salobrinho teria distancia de uns 100 quilometros.
O Secretário da Casa Civil do governo Wagner, sr Rui Costa, promete e até garante de que a modelagem prevista de parceria público-privada (PPP) terá as obras iniciadas ainda este ano e o ganhador da licitação vai construir e operar o novo aeroporto, que talvez não tenha tantos opositores no segmento ambiental, por não ferir interesses dos proprietários de terras de pessoas residentes no sudeste e sul do país.
E para funcionar como estandarte e chamariz o atual aeroporto com terreno área de 739.000m2, em região de extrema valoração e a beira mar, ficaria como elemento de permuta de posse do ganhador da licitação que lá poderia construir um grande Shopping atrelado a Condomínio residencial de alto luxo, inclusive com construção de hotéis.
Como as vezes os homens que governam o país em suas várias esferas não atentam que planejar é preciso, a Infraero lançou a semanas licitação para obras no aeroporto Jorge Amado, com a expansão da área de desembarque com custo em torno de R$1,5 milhão, que fatalmente seria jogar dinheiro no lixo se as promessas do Secretário Rui Costa se realizarem.
Será que o IBAMA já recebeu os projetos para análise ou o novo aeroporto de Ilhéus é conversa fiada para boi dormir?
Enquanto os políticos de Ilhéus de todos os partidos e todas tendências e siglas não se unirem e trabalharem para a cidade e município, a dúvida vai continuar sendo um forte elemento para se acreditar na estagnação e inércia total e progresso e desenvolvimento é sonhar demais e querer que os sonhos distantes, não fiquem mais longe ainda.
Um fato é real o governador Wagner tem se empenhado e muito, juntamente com Walter Pinheiro e outros para que o novo Complexo Intermodal seja uma realidade em breve; muito embora o governo federal representado pela VALEC seja muito lenta quanto as ações para a construção da Ferrovia Oeste/Leste e a licença para a construção do Porto Sul passou de uma novela para um seriado interminável.
Um comentário:
O Novo sítio Aeroportuário, denominado CEPLAC, em estudo pela INFRAERO, possui sérias limitações aos procedimentos operacionais, devido a existência de obstáculos naturais, rede de alta tensão, dificuldade de posicionar o eixo na pista na direção predominantes dos ventos, proximidades da UESC e de Itabuna e outros problemas que inviabiliza a implantação de um aeroporto. O O Sítio Jóia, na minha opinião, se o aeroporto fosse implantado neste sítio, Ilhéus teria um "AEROPORTO PARA SEMPRE", é o sítio que melhor apresenta condições favoráveis a implantação de um Aeroporto de longa duração, pois a pista de pouso e decolagem teriam as duas aproximações protegidas, sendo uma pelo oceano e a outra pela APA. Infelizmente, os problemas ambientais do sítio do "Porto Sul" que seria implantado em numa imensa área contígua a área patrimonial do Sítio Aeroportuário acabou inviabilizando também a implantação do Aeroporto. O que é uma pena, pois o sítio desapropriado e sem dono é um prato feito para invasores.E daí surgirão com certeza os graves problemas ambientais, ao contrário do sítio aeroportuários que os problemas ambientais seriam bem menores. Basta acessar o sítio aeroportuário atual pelo GOOGLE para verificar que os grandes problemas ambientais estão no seu entorno com a ocupação urbana. Observa-se nitidamente que a área de mangue preservada é a que está dentro da área patrimonial do aeroporto.
Jocaeis Mariano
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