Foto: Projeto (ilustração- arquivo Google)
O governo do Estado vai realizar no primeiro semestre desse ano o estudo de impacto ambiental, o chamado EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental), para o projeto da Ponte Salvador/Itaparica.
O anúncio foi do Secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, no seu progrma de rádio. Gabrielli afirmou também que o edital para a construçã da ponte será lançado em 2014, mas disse o assunto está em estudo. “No momento, estamos empenhados em aprofundar os estudos”, afirmou.
Segundo ele, o governo do Estado contratou a consultoria internacional McKinsey, com experiência de mais de 200 projetos por ano, ligados a infraestrutura, desenvolvimento imobiliário e planejamento de cidades para avaliar a viabilidade econômico financeira do projeto.
A estimativa é que a ponte seja construída num prazo de quatro ou cinco anos, com um custo estimado de R$ 7 bilhões. A viabilidade econômica do projeto, entretanto, enumera Gabrielli, passa por recursos federais e estaduais, cobrança de pedágio e aproveitamento de parte dos ganhos imobiliários com a valorização que virá desse empreendimento.
Os valores mais precisos e detalhados estão atrelados à conclusão do projeto básico de engenharia, que será licitado no segundo trimestre de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário