sábado, 19 de janeiro de 2013

Base Naval de Aratu

A base Naval de Aratu foi utilizada na segunda guerra mundial como base aeronaval pelos EUA.
 Os fusileiros navais americanos na década de 1940 (entre 1943 e 44) em parte dos tempos da 2ª guerra  mundial construíram uma estrada de cerca de 20km de extensão, usando a topografia do terreno, razão da quantidade de curvas, altos e baixos, despenhadeiros, barrancos,com muitos aclives e declives, rasgando a mata e ligando a base aérea (aeroporto) e a base Naval de Aratu, situada em Paripe e essa via de tráfego longe da costa servia de proteção contra a possibilidade de submarinos inimigos pudesse identificar os movimentos da costa.
A esse caminho asfaltado com betume (assim se chamava na época) era conhecida como Estrada do Aeroporto, posteriormente Estrada Velha do Aeroporto e/ou  posteriormente também, Avenida Aliomar Baleeiro.

A Base Naval de Aratu localiza-se na península de Paripe, na baia de Aratu no município de Salvador e liga-se a baía de Todos - os- Santos pelo rio Cotegipe. A baía de Aratu está situada dentro da baía de Todos - os Santos a 2ª maior do mundo e a 1ª em navegabilidade e a posição da Base Naval de Aratu é geograficamente  considerada estratégica e bem protegida.

Sofreu modificações e ampliações e dentro das condições necessárias para bem operar suas atividades que iniciaram a partir de 1.1.1970. É a 2ª maior e mais importante base naval do Brasil e a maior depois da base do Rio de Janeiro.

Possui ligações viárias com as rodovias, possui grande área para sua expansão e é imprescindivel para o apoio logístico e com as futuras obras planejadas da construção de dique seco, ampliação da intendência, construções outras  visando complementar o apoio aos navios de nossa esquadra que estejam navegando ou aportados em outros portos.

Entendo que a área em seu entorno é intocável pelos vetores da segurança e da soberania o que me leva a defender de forma veemente a manutenção da mesma sob o controle da Marinha Brasileira, que preservando suas instalações construiu um lago com estação de captação de águas para abastecer prédios, residencias militares, instalações acessórias, edificações para o uso administrativo e precisa de  manter intacta toda área que garante a segurança desse grande bem de defesa da pátria.

Falei em Segurança e Soberania e cabe aqui para os desavisados ou leigos sobre o assunto que Segurança é o ato ou efeito de segurar, é a condição e convicção de seguro, protetor e elemento facilitador para manter a autoridade suprema do Estado contra qualquer eventual tentativa de implantar através da força criminosa situação que vá de encontro aos ditames da legalidade e certamente da Constituição de nosso país.

Na mesma e/ou próxima época da construção da base aeronaval e da estrada Pirajá a São Cristóvão junto ao aeroporto, foi também edificado um quartel no bairro do comércio em Salvador( ainda existe próximo do túnel Américo Simas)onde os fusileiros navais eram aquartelados.

Eu era menino e morava na Avenida Oceânica, trecho próximo a praia da Paciência em um morro com o mar a frente, com poucas casas das quais em uma delas e vizinha a minha residência morava um oficial da marinha dos EUA, que papeava muito com meu pai e como eu era muito chegado a ele sempre estava calado mas prestando atenção as conversas e nunca ouvir se falar que houvesse habitantes nas terras próximas a base naval de Aratu.

Políticos e interessados em angariar simpatia com os olhos mirando em próximas eleições, estão querendo transformar área de segurança nacional em bolsões de pobreza e chamariz de violência.

Daí considero justa e embasado em leis a ordem  de despejo imediato das pessoas que invadiram área da base naval de Aratu, sob alegações improcedentes pois ali não há vestígios da existência no passado de quilombolas,como alguns se autointitulam.

Nenhum comentário: