
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, trarão um desperdício de R$ 2 bilhões em recursos públicos, por conta do descompasso das obras, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU).
A informação consta de reportagem do jornal Valor Econômico, que afirma que a ferrovia deverá ficar pronta em dezembro de 2015, três anos e meio a quatro anos antes da conclusão prevista do complexo Porto Sul, em junho de 2018, e ficará todo esse tempo sem utilização - ou com nível de operação desprezível.
Por causa disso, as perdas somam R$ 1,996 bilhão, cifra que inclui a receita cessante (lucro que a ferrovia deixará de gerar no período) e os custos do capital imobilizado, que embutem a depreciação dos ativos, os gastos com manutenção e o custo de oportunidade atrelado ao que foi investido na malha.
A reportagem afirma que os dois empreendimentos foram realizadas sem nenhum tipo de integração, embora a construção da Fiol, que ligará o sertão baiano até o litoral do Estado, só faça sentido se, na ponta dessa malha de 1 mil km de trilhos, existir um porto para concluir o escoamento da carga.
O governo da Bahia afirma que a análise é equivocada, pois a a Ferrovia Oeste-Leste não depende apenas do porto.
BahiaEconomica
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