domingo, 13 de janeiro de 2013

SÓ TRÊS DAS 82 OBRAS PROMETIDAS PARA A COPA MANTÊM GASTOS E CRONOGRAMA

Das 82 obras de mobilidade urbana, portos e aeroportos prometidas em 2010, para a Copa do Mundo de 2014, por meio de um documento chamado matriz de responsabilidades, somente três permanecem com igual cronograma e orçamento.

Foram retirados do compromisso 21 empreendimentos, 25 tiveram o orçamento alterado e os demais 33 experimentaram ao menos mudança no prazo de conclusão. Ao longo deste período, outras 28 obras de mobilidade urbana foram incluídas na previsão e somente sete delas chegaram a ser entregues até agora.

A cerimônia de assinatura da matriz de responsabilidades, no Palácio do Itamaraty no dia 13 de janeiro de 2010, contou com a presença de governadores e prefeitos das 12 sedes da Copa. Ministra da Casa Civil na época, a agora presidente Dilma Rousseff considerava o documento como um compromisso que seria cumprido pelo poder público. "A matriz de responsabilidades traz projetos realistas que podem ser concluídos nos prazos determinados. Um legado permanente, um ganho significativo para a população das cidades", disse ela, na ocasião.

Já o ex-presidente Lula declarou na ocasião: "Agora todo mundo sabe quais os compromissos que têm e o que precisamos para realizar a melhor Copa de todos os tempos". O tempo, porém, mostrou que o compromisso de então, definido como "realista" pelo governo, era na realidade fantasioso.

Das 61 obras da matriz original, ou seja, as 82 previstas menos as 21 retiradas, 37 já deveriam ter sido entregues, mas somente duas estão concluídas. Pelo estabelecido em 2010, apenas uma das 61 obras seria entregue em 2014, às vésperas do evento. Agora, já são 23. Das 28 novas ações incluídas nas áreas de mobilidade urbana, portos e aeroportos, 11 têm previsão para 2013 e outras 10 só devem ser concluídas em 2014. Todas as obras que estão dentro do cronograma ou que já foram entregues são relacionadas aos aeroportos.
As informações são da Agência Estado

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