quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Planejamento para um Carnaval melhor...

Cidade
Afródromo fica mesmo para 2014
por Sergio Toniello Filho - Tribuna da Bahia


O maior espetáculo afro-latino de rua. Assim foi definido o projeto Afródromo, que em 2014 ganhará um circuito exclusivo para as apresentações dos blocos afros na Cidade Baixa, mas agora teve que se remodelar para se enquadrar no carnaval deste ano e passa a ser somente cortejo de blocos afros e afoxés.



O lançamento foi realizado na tarde de terça-feira (15/01), no Museu du Ritmo, no Comércio, com a participação do músico Carlinhos Brown, idealizador do projeto, do secretário de cultura do estado, Albino Rubim, do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador, Guilherme Bellintani e de representantes da Liga dos Blocos Afro da Bahia.



O presidente da liga e artista plástico, Alberto Pitta, garante que o Afródromo é uma mudança para a dignidade dos blocos afros e afoxés no seu aspecto político estético e social. “Vamos recuperar a estética do verdadeiro carnaval com a participação das comunidades”, explica.



Segundo Brown, o circuito do Afródromo já está garantido para o ano que vem. “Não vamos tomar rasteira de ninguém. O Afródromo nasceu de um movimento ‘afroascendente’ alinhado com o poder da miscigenação, recuperando as cores perdidas do carnaval baiano. Não existe coisa igual em nenhuma outra parte do mundo”, diz o músico.



Ao final do evento, o secretário Guilherme Bellintani assinou um termo de compromisso garantido a realização do projeto para 2014.



“Este ano não foi possível a execução do por conta da nova gestão ter assumido muito em cima do carnaval. E como tínhamos pouco tempo, ficava inviável criar planos de trânsito, limpeza e estrutura”, conta.

Nenhum comentário: