sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Politica e o produto do grande desejo em 2014; GOVERNAR A BAHIA.

Várias são as definições sobre o que vem a ser Politica dentre as quais:
É o conjunto dos fenômenos e das práticas relativas ao Estado ou a uma sociedade. Arte e ciência  de bem governar de cuidar dos negócios públicos com habilidade no trato das relações humanas em modo acertado de respeitar as leis vigentes.

Em todos os atos pode haver uma conotação de fundo politico, visando auferir vantagens no porvir e isso é plenamente observado todos os dias quando políticos buscam ser manchetes positivas na midia.

Salvo melhor juízo o atual mapa politico da Bahia com seus 417 municipios o governo do Estado tendo a frente Jaques Wagner e sua base aliada conquistou 332 prefeituras e o partido que mais cresceu foi o PT com 93 e tendo seus aliados PSD (Otto Alencar) com 71,PP com 51,  que inclusive venceu em tres importantes municipios como Lauro de Freitas - Jequié e Ilhéus, PDT (Marcelo Nilo) 43, PSB (Lídice da Mata) 30 e outros com menores resultados como por exemplo o PC do B com 13 prefeituras.

A base aliada do governador Wagner triunfou em oito dos dez maiores municipios, perdendo para o DEM em Feira de Santana e Salvador, respectivamente 2º e 1º colégio eleitoral do Estado.

Os principais partidos de oposição na época das eleições elegeram prefeitos como a seguir PMDB 44, PSDB 9, DEM 9.

É normal e natural que tenha muitos políticos dos vários partidos da base aliada desejando ser o candidato do governo  a governador do Estado em 2014. Acredito que o objetivo deva ser aquele que reunir melhores condições para ganhar as eleições  tenha o apoio do governador e de sua base.

Hoje há um mundo de pré-candidatos que se anunciaram a partir do próprio PT que acena para as possibilidades de ser Rui Costa, Luiz Caetano, Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro, além dos aliados mais chegados como Otto Alencar,Vice-Governador e Secretário da Seinfra e Marcelo Nilo presidente da Assembleia Legislativa pela 4ª vez e amigo de grande confiança de nosso governador Wagner,

Quanto ao PT tem outros nomes como Guilherme Menezes, prefeito de Vitoria da Conquista terceiro município em população do Estado e muito querido pela população que já o elegeu por algumas vezes como o maior mandatário do município.

O PT precisa de um novo presidente do partido na Bahia, pois sr Jonas Paulo tem cometido grandes equívocos na direção como por exemplo candidatos de nomes fortes como Walter Pinheiro e Pelegrino perderam em Salvador de forma seguida para João Henrique e ACM Neto.

Recentemente na coluna Tempo Presente publicada no jornal A TARDE conta das trapalhadas produzidas pelo sr Jonas Paulo, que tratou de desfazer um mal-entendido a respeito da sucessão estadual e acabou criando outro. Emitiu nota para garantir que o nome do Secretário do Planejamento Sérgio Gabrielli permenecesse  no processo e acabou esquecendo o nome de Rui Costa. Citou como postulantes prováveis Caetano, Gabrielli e Pinheiro.

Quanto ao pré-candidato Rui Costa que na eleição passada aqui em Ilhéus era figura não desejada pelo grupo que mandava no partido e apoiava Josias Gomes, teve o apoio de Dr Rui Carvalho e obteve mais de 2.000 votos e não expressou nenhum agradecimento a quem lhe ajudou sem contar com  apoio de ninguém.

Rui Costa tem prometido muitas coisas para Ilhéus na condição de secretário da casa civil, se não fizerem perderão as eleições aqui na região.

Agora mesmo na eleição da UPB ( União dos Municípios da Bahia) teve dois candidatos a Presidência, ambos do PSB ( Maria Quitéria de Cardeal da Silva e Wilson Cardoso de Andaraí) do partido de Lídice da Mata que também já se diz pré-candidata.

O então presidente Luiz Caetano, mobilizou Rui Costa (casa civil) e Cezar Lisboa ( Relações Internacionais) e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo do PDT para ajudar a Maria Quitéria, que foi eleita.

Muitas coisas tem que ser observadas, pensadas e que os olhos continuem mirando 2014, mas com o bom senso de que não será nada fácil contornar tantas aspirações dos pré-candidatos já conhecidos e os que certamente ainda vão se declarar.

Estou com Jaques Wagner e certo que tudo será feito para que a Bahia continue desenvolvendo e crescendo esta é minha opinião.




Nenhum comentário: