Baianos nadam pelo bicampeonato
Copacabana é o cenário ideal para mais uma vitória baiana nas águas. Dois nadadores baianos dividem o favoritismo na elite masculina da Travessia dos Fortes 2011, que acontece amanhã, a partir das 9h30, na orla do Rio de Janeiro.
Alan do Carmo, vencedor em 2009, e o sargento do exército, Luis Rogério Arapiraca, atual campeão da prova, devem disputar braçada a braçada o bicampeonato da maior maratona aquática da América Latina: 3.500m no mar, entre os fortes de Copa e do Leme. Em 2010, por um segundo de diferença, a vitória ficou com Arapiraca.
Vice-campeão mundial de maratonas aquáticas em 2009 e terceiro lugar em 2010, Alan do Carmo, 21 anos, tem como maior objetivo esse ano a vaga para as Olimpíadas de Londres, que terá a primeira seletiva no Mundial de Shangai, China, em julho.
Para isso, treina seis horas por dia na água sob o comando do técnico Rogério Arapiraca, coincidentemente, pai e também técnico de seu maior rival na Travessia.
“A Travessia dos Fortes é a São Silvestre dos mares.
É a principal prova da modalidade no país, aquela que todos os nadadores querem vencer para poder mostrar o seu valor dentro da natação. E é com este espírito que eu entro no mar toda vez que vou nadá-la” afirma.
Recordista sul-americano dos 800m e 1500m nado livre, o sargento do Exército Luis Rogério Arapiraca, 23 anos, venceu sua primeira maratona aquática na Travessia dos Fortes de 2010, ao superar por apenas um segundo o colega Alan do Carmo.
Treinando forte para a seletiva olímpica de Shangai, em julho, e para os Jogos Panamericanos, onde objetiva voltar com uma medalha, ele admite que ainda encontra dificuldades em nadar no mar: “Não sou muito acostumado com provas de águas abertas, essa é a minha maior dificuldade na Travessia. Mas diante dos últimos resultados estou cada vez mais confiante.
A experiência ajuda muito”, revela.
Fonte: TribunadaBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário