terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Politicos e formas diferenciadas de agir...antes e depois da eleições

No processo evolutivo da politica muitas vezes funciona como termômetro a simples presença do interessado em atos públicos embora nem sempre devesse ali se encontrar.

É evidente que as vezes a politica parece até uma bolsa de valores com suas oscilações na dependência do mercado e isso é fácil perceber aqui em Ilhéus, pelo que vou exemplificar algumas atitudes e você leitor fará o julgamento.

O quadro politico antes das últimas eleições apresentou algumas nuances refletindo momentos de reflexão, atitudes pró- ativas, determinação, retração, estabilidade, fidelidade, coerência, prestigio e destemor e em consequencia vou falar sobre o PT e seus candidatos a Deputado Federal.

Houve dentro do PT quem desse apoio a candidatura de Geraldo Simões que tem sua base eleitoral em Itabuna, um forte grupo formado por Gil Leal, Diretor Administrativo do HGLVF, Edinei, Elieser, Mário, Guy Valério ( com seu site osarrafo) e outros, fazendo politica  exclusiva em favor do candidato Josias Gomes, Dr Jorge Avelar batalhando em pró da candidatura do Sub-Secretário da Saúde Dr Amauri Teixeira e o ex- petista, sem filiação partidária Dr. Ruy Carvalho trabalhando com afinco pedindo votos para Rui Costa e quando ocorria resistência a esse nome seu pedido era endereçado em favor de Amauri Teixeira.

Transcorrida as eleições aqui em Ilhéus o resultado dos mais votados apresentou os seguintes dados:
Bebeto (PSB) 16.072 votos ou 19,05% - Mário Negromonte (PP) 5.898 votos  ou 6.99% ( hoje Ministro das Cidades e aliado do governo Wagner) - Josias Gomes (PT) 5.296 votos ou 6,28% - ACM Neto (DEM) 4.501 votos ou 5,34% - Geraldo Simões (PT) 3.122 votos ou 3,7% - Alice Portugal (PC do B) 2.278 votos ou 2,7% - Erivelton Santana (PSC) com 2.094 votos ou 2,48% - Rui Costa (PT) com 2.011 votos ou 2,38% e Marcio  Marinho (PRB) 1.917 votos ou 2,27%.

Na época ficou demonstrado que a união de parte do comando do PT de Ilhéus no exclusivo apoio a Josias Gomes colocou esse candidato como o 3º mais votado no municipio o que sem dúvida foi uma demonstração de coesão e força.
Lembro que um registro muitissimo importante foi também que Dr Ruy Carvalho ex-petista, sem filiação partidária naquela ocasião a pedido do governador Wagner propagandeou o nome de Rui Costa e esse candidato que sofria sérias restrições diante da postura em relação ao pleito para Prefeito de Ilhéus obteve a 8ª posição entre os mais votados no municipio, o que representou uma grande vitoria e demonstração de prestigio de Dr Ruy Carvalho, em razão de não dispor de uma máquina e/ou comitê montado para o assunto em pauta.
Outro registro de realce foi Dr Amauri Teixeira, sub secretário da Saúde do Estado, mas desconhecido politicamente pelos eleitores de nosso municipio obteve aqui 451 votos, em um trabalho muito bom de Dr Jorge Avelar
Dos principais personagens acima mencionados dou abaixo os votos por eles obtidos:
Amauri foi eleito com 63.729 votos
Rui Costa foi um dos mais votados entre os Deputados Federais eleitos com 212.157 votos
Josias Gomes com 69.216 votos
Mário Negromonte com 169.209 votos
A bem da verdade pensargrande embora entendesse da necessidade de que as bancadas da coligação pró Wagner fosse forte, fizemos comentários, divulgamos fatos, pedimos votos para Deputado Federal para os candidatos Rui Costa e/ou Amauri Teixeira, tudo em nome da amizade com Dr Ruy Carvalho e Dr.Jorge Avelar, pessoas íntegras,responsaveis e sobretudo em favor de uma Ilhéus desenvolvida e grande em todos os vetores determinantes do progresso.
Passada as eleições o que se observa é que aqui em Ilhéus só se tem noticias de Josias Gomes, com sua presença em eventos em vários municipios.
Uma coisa é fato, a politica tem que ser feita todos os dias e as bases tem que ser mantidas, ampliadas pois a vida sempre continua...

Nenhum comentário: