quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Bahia precisa, Salvador, Ilhéus e muitas outras cidades estão abertas a investimentos nacionais e estrangeiros -

Parte 03/06
O Complexo Intermodal, composto de Aeroporto e Porto(Sul) Internacional, e a Ferrovia Oeste/Leste sonho de muitos anos que teve analisado sua viabilidade por órgãos competentes e que vai modificar a estrutura Econômica de uma grande região, tem sofrido uma pressão adversa de poderosos do Sul, no intuito de impedir o desenvolvimento e progresso para nossa região em contra posição as suas regalias no desfrute da natureza, transformando esse pedaço de terra da Bahia em seus feudos de Senhores donos do poder que não se importam com o povo e os benefícios que os mesmo vão com certeza auferir,pois a meta deles é o seu conforto e o resto que se dane e por essa razão em apoio ao empenho o esforço a vontade férrea do governo Wagner é que volto a postar matéria de responsabilidade da SEPLAN, conforme os dados abaixo.

Projetos Ferrovia Ferrovia de Integração Oeste-Leste



PERGUNTAS FREQUENTES



O que é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste?

Trata-se de uma ferrovia a ser construída pelo governo federal ligando Ilhéus (BA) a Figueiropólis, no estado do Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido Leste-Oeste.
A ferrovia vai percorrer, ao todo, 1.500 quilômetros, tendo como zona de influência 49 municípios baianos num trecho de 1.100 quilômetros. A nova linha férrea interligará o Porto Sul, a ser construído na Ponta de Tulha (ao norte de Ilhéus) ao Brasil Central, podendo, futuramente, interligar-se com uma rede que chegará ao Oceano Pacífico, promovendo uma maior integração da América do Sul.



Quando surgiu a idéia de construir a ferrovia?

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foi idealizada na década de 50 do século passado, pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1970-1986), Vasco Neto, que faleceu em 01 de Outubro de 2010.



Quem irá construir a ferrovia e qual a origem dos recursos?

A responsável pela construção é a Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, uma empresa do governo federal, e os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).



Qual a previsão de investimento?

A estimativa é de R$ 6 bilhões (valor global) e de aproximadamente R$ 4,2 bilhões no trecho baiano.



Qual será a área de influência da ferrovia?

Trecho na Bahia = 1.100 km

Municípios: Barreiras, Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca.



Trecho no Tocantins = 400 km

Municípios: Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Figueirópolis, Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paraná, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e Taipas do Tocantins, além de Campos Belos (GO).



Quais as vantagens da construção da Fiol para o Estado da Bahia?

Entre as vantagens previstas estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.



Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além de geração empregos. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola do oeste da Bahia.



Quais os tipos de carga devem ser transportadas pela ferrovia e qual a capacidade de movimentação inicial?

A Fiol facilitará o escoamento de grãos, minérios e biocombustíveis produzidos no oeste, sudoeste e sul da Bahia, além de se consolidar como uma alternativa ao escoamento da produção agroindustrial do Centro-Oeste brasileiro. Quanto à importação, a ferrovia transportará fertilizantes, derivados de petróleo do litoral para o oeste baiano e outros insumos. A capacidade de movimentação inicial é de 40 milhões de toneladas por ano.



Com a ferrovia em funcionamento, há perspectivas de redução no custo de transporte de mercadorias e insumos?

Sim. O custo médio no transporte das mercadorias é 30% menor que o transporte rodoviário, com a vantagem de ser mais regular, seguro e até mais rápido, uma vez que requer uma logística de transbordo moderna e eficiente, com benefícios para os produtores, para a indústria, o comércio e os consumidores em geral.



Quantos empregos devem ser gerados?

Cerca de 30 mil empregos diretos.



Qual o prazo de conclusão?

A previsão da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A é 2012.



Já ocorreram audiências públicas?

Sim. Elas ocorreram nas seguintes datas:



24 de Fevereiro de 2010 em Conceição do Tocantins (TO)


25 de Fevereiro de 2010 em Brumado (BA)


27 de Fevereiro de 2010 em Ilhéus (BA)

De acordo com informações da Valec, a legislação não obriga novas audiências públicas, entretanto, caso haja o interesse das entidades de classe, ONGs, prefeituras ou quaisquer movimentos sociais, novos encontros poderão ser realizados para o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. O contato deve ser realizado com a Assessoria de Comunicação da empresa no Rio de Janeiro.



Onde estão disponíveis as informações sobre os Editais?

Na medida que forem autorizados, eles ficarão disponíveis no site da ValecFerrovias S.A. Até o momento estão disponíveis os itens abaixo:

Abertura das Propostas



03/08/2010

Concorrência para Contratação de empresa especializada na criação, confecção e instalação de placas publicitárias a serem fixadas em locais estratégicos ao longo do percurso onde será construída a extensão sul, no trecho Ouro Verde/GO – Estrela do Oeste/SP e a Ferrovia de Integração Oeste Leste, no trecho Ilhéus – Barreiras na Bahia.



23/08/2010

Concorrência para Contratação de empresa para execução das Obras e Serviços de engenharia para implantação do sub-trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA.



09/09/2010

Concorrência para Contratação de empresa de engenharia consultiva para realização de serviços técnicos especializados de gerenciamento e assessoria técnica do projeto de implantação da EF-334 – Ferrovia de Integração Oeste-Leste.



13/09/2010

Concorrência para Contratação de empresa para execução dos serviços técnicos profissionais especializados para supervisão das obras de Implantação do sub-trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA.



04/11/2010

Contratação de empresa para execução das obras e serviços de engenharia para construção de ponte sobre o Rio São Francisco a ser implantada entre o km 825 + 230 e o km 828 + 130 do sub-trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA



Qual o resultado dos sete lotes licitados pela Valec?



Foi publicado no dia 22 de Setembro de 2010, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final da licitação de três lotes da Fiol. A soma total dos três lotes é de R$ 1.964.790.988,59.



LOTE 01: CONSÓRCIO SPA / DELTA / CONVAP, com o valor global de R$ 574.497.646,72

Trecho do Rio da Preguiça (km 1401+710) até o Terminal de Ilhéus (km 1526+700)



LOTE 02: CONSÓRCIO GALVÃO / OAS, com o valor global de R$ 650.414.035,89

Trecho do Riacho Jacaré (km 1283+310) até o Rio da Preguiça (km 1402+710)



LOTE 04: CONSÓRCIO ANDRADE GUTIERREZ / BARBOSA MELLO / SERVENG, com o valor global de R$ 739.879.305,98

Trecho do Riacho da Barroca (km 990 +170) até o Rio de Contas (km 1168+450)



Foi publicado no dia 01 de outubro de 2010, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final da licitação de quatro lotes da Fiol. A soma total dos quatro lotes é de R$ 2.234.193.145,27.



LOTE 03: CONSÓRCIO TORC/ IVAI/ CAVAN, com o valor global de R$ 403.269.812,83

Trecho do Rio de Contas (km 1168+450) até o Riacho Jacaré (km 1283+310)



LOTE 05: CONSÓRCIO MENDES JUNIOR/ SANCHES TRIPOLONI / FIDENS, com o valor global de R$ 720.083.377,91

Trecho do fim da Ponte sobre o Rio São Francisco (km 828+130) até o Riacho da Barroca (km 990+170)



LOTE 06: CONSÓRCIO CONSTRAN/ EGESA/ PEDRASUL/ ESTACON/ CMT, com valor global de R$ 575.110.771,42

Trecho da estrada vicinal de acesso à BR-135 (km 665+920) até o início da Ponte sobre o Rio São Francisco (825+230)



LOTE 07: CONSÓRCIO OESTE-LESTE BARREIRAS: TIISA/ COWAN/ ALMEIDA COSTA/ TRIER/ PELICANO, com valor global de R$ 535.729.183,11

Trecho do Rio das Fêmeas (km 504+800) até a estrada vicinal de acesso à BR-135 (km 665+920)



A soma dos sete lotes foi de R$ 4.198.984.133,86

Fonte: SEPLAN







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