Há alguns anos por modismo a cidade cresceu para o Pontal e além... rumando para o sul e os visionários para o crescimento urbano hoje afirmam que a cidade tende a desbravar o norte e isso em verdade não é nenhum devaneio, é resultante das futuras intervenções construtivas nessa região como o Porto Sul que de acordo com declaração de Lula no Centro de Convenções de Ilhéus poderia ser na Ponta da Tulha, e ou um pouquinho para o norte e ou para o sul e conforme as últimas noticias será localizado a cerca de 2 km ao sul da Ponta da Tulha, se mantendo a retroaria e as demais dependências onde haviam sido anunciadas.
É sabido que um novo Aeroporto Internacional e o terminal da Ferrovia Oeste/Leste em Ilhéus também estará situada no norte da cidade.
Não acredito que atitudes que possam ser confundidas como comodismo, impediria que no futuro nosso Porto continue como exportador de produtos primários como grãos e minérios (Commodity) e que se transforme também em uma porta de saída de produtos manufaturados de indústrias que serão sediadas na região.
Com sobriedade e moderação lembro que o Porto de Suape em Pernambuco foi uma grande alavanca para o desenvolvimento daquele Estado e é uma certeza que aqui também possa acontecer com um planejamento bem elaborado, com a manutenção de parte da Mata Atlântica devidamente protegida e preservada, com zonas residências demarcadas e com polos industriais, tudo numa politica ambiental sustentável em harmonia com o desenvolvimento e o progresso.
Certamente surgirá novos projetos tipos o "Jardim Savóia" onde as residências estão construídas sobre terrenos com áreas padronizadas, sem a necessidade de casas germinadas, grudadas, coladas uma as outras, com áreas de lazer e recreio, o que de certo é um diferencial na forma de morar e residir.
O território do norte de Ilhéus deverá ser super valorizado, e tudo isso independente do vexame que é ser refém de uma Ponte chamada Lomanto Junior, aquela que todos os dias e a qualquer instante e momento fica com o tráfego engarrafado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário