A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) vem expondo em diversos órgãos públicos a maquete da Via Expressa Baía de Todos os Santos.
Ela tem 1,90 m de largura por 2 metros de comprimento e dá uma dimensão da intervenção no sistema viário da capital baiana, basicamente no trecho da Rótula do Abacaxi e seu entorno, que engloba os bairros do IAPI, Baixa de Quintas, Cidade Nova, avenidas Barros Reis e Heitor Dias.
No ano passado, a maquete foi exposta no Supermercado Extra, da Rótula do Abacaxi, na Governadoria (CAB) e na Faculdade de Engenharia (Federação), com grande aceitação do público.
Esse ano, a exposição itinerante já esteve na Governadoria, no Centro de Convenções, em Armação e, desde ontem (10), está sendo exposta na entrada principal da Companhia de Engenharia Ambiental do Estado da Bahia – CERB -, no Centro Administrativo da Bahia.
Além da exposição, são colocados à disposição do publico panfletos informativos mostrando a importância da Via Expressa, obra viária considerada a mais importante dos últimos 30 anos em Salvador.
A Via Expressa vem mantendo o ritmo de trabalho no início deste ano. Agora, a CONDER realiza trabalhos nas frentes 3 e 4, respectivamente na Ladeira da Soledade, onde está sendo construído um túnel duplo e finalizado um outro, e na Avenida Heitor Dias, que recebe o trabalho de alargamento das pistas com destinos Rótula/Dois Leões e vice versa.
Já foram entregues quatro viadutos à população na região da Rótula do Abacaxi, terminando com os congestionamentos na região.
Outros viadutos serão construídos na ligação Avenida Glauber Rocha com a Baixa de Quintas.
A Via Expressa tem como objetivo fazer a ligação entre o Porto de Salvador e a BR-324, sendo necessário, porém, intervenção em vários pontos críticos de tráfego da cidade.
Executada pela CONDER, o empreendimento é resultado de convênio entre o Governo do Estado, (Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura), e o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes e DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Via Expressa Baía de Todos os Santos
Distância - 4.297
Percurso - Porto de Salvador/BR-324
Trajeto – Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões,
Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte (BR- 324)
Faixas - 10 faixas de tráfego, sendo seis para tráfego urbano e quatro para veículos de carga
Túneis: 03
Pista de rolamento: 23.225m
Passarelas: 04
Ciclovia: 3.200 m
Passeio: 35.500 m²
Nenhum comentário:
Postar um comentário