quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Caderno: Política
Veículo: Revista Ferroviária


Valec faz estudos para terminal em Lucas R. Verde







O prefeito Marino Franz, de Lucas do Rio Verde (MT), recebe hoje à tarde toda a equipe de engenharia da Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, que fará mais estudos e levantamentos técnicos sobre o terminal de cargas, que será construído. "Iremos fazer é mostrar o potencial da região. A importância e a necessidade da instalação do terminal ferroviário.

O terminal já passou a ser uma questão de engenharia.
prefeito não traça rota e nem define local.
 Nós fizemos a parte política. Daqui para frente entra a parte técnica", explicou Marino.



Para licitar a obra é necessário um projeto básico e um executivo. "O estudo do trecho de Água Boa (MT) a Campinorte (GO) está bem adiantado. Nós queremos terminar o projeto de Água Boa a Lucas do Rio Verde até a metade do ano para que as obras iniciem ainda este ano" informou o prefeito. Ele disse estar confiante que a ferrovia (ligando Goiás-Mato Grosso- Porto Velho) será construída dentro do prazo estabelecido, devendo ser concluída no final de 2014. "Pela experiência que a Valec tem na construção de ferrovias, eu acredito plenamente na conclusão da obra dentro do prazo previsto.”



A velocidade da construção vai depender especialmente de dois fatores. Primeiro, a garantia de que o Governo Federal não irá deixar faltar recursos. O segundo é a questão ambiental. Nós já encontramos a primeira dificuldade nessa questão. Apesar de todos os cuidados com o meio ambiente, esqueceu-se que a ferrovia tem que passar 10 quilômetros longe de reservas indígenas. Na região de Água Boa, a ferrovia iria passar três quilômetros distantes da reserva e, em função disso o traçado teve que ser mudado.



O problema é que a FUNAI terá que dar sinal verde para que a mudança aconteça. Muitas vezes a FUNAI se nega a liberar porque os interesses em criar novas reservas indígenas são bastante grandes. “A partir do momento em que se criam novas reservas, cria-se um monte de dificuldades para que não saiam os empreendimentos", afirmou Marino.



"O exemplo é a rodovia 158 que era para estar concluída há bastante tempo. Eu não tenho dúvidas que a ferrovia irá sair porque é uma obra importante para a nação brasileira. O mundo precisa de alimentação, precisa de transporte mais barato e a ferrovia norte-sul é prioridade para isso", concluiu.



O terminal de cargas em Lucas deve armazenar grãos e demais produtos da região Norte para serem escoados pela ferrovia até Rondônia, via Porto Velho, e de lá, para o exterior. Maior redução de custos de frete e agilidade no transporte estão entre os aspectos positivos para o setor produtivo com a construção da ferrovia que terá mais de mil km de extensão.

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