terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O progresso que virá com os trilhos

Veículo: Folha de Dourados Caderno: FNS

Governo do Estado e bancada querem mudar traçado da Ferrovia Norte-Sul e implantar Rodovia do Pantanal
José Henrique Marques



Um cenário totalmente novo na economia de Mato Grosso do Sul poderá emergir se a proposta do governo do Estado e da bancada federal for adiante: a mudança do traçado da Ferrovia Norte-Sul, que poderá integrar regiões sul-mato-grossenses produtoras de grãos e indústrias de celulose, açúcar e álcool. Para tanto, as autoridades estaduais estão negociando com o governo federal, a construção de 540 quilômetros de trilhos, que vão compor o projeto da Ferrovia do Pantanal, demandando um investimento de R$ 2,1 bilhões.



O assunto foi discutido na quarta-feira dessa semana em Brasília, em reunião dos governadores de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e do Paraná, Beto Richa, com membros da bancada federal, no Ministério dos Transportes. O traçado inicial prevê que a Norte-Sul terá 3,1 mil quilômetros de extensão, ligando os municípios de Açailândia, no Pará, até Panorama, em São Paulo, mas os sul-mato-grossenses querem desviar o trajeto para que a mesma chegue até Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas e Brasilândia, em Mato Grosso do Sul.



A região sul do Estado, por sua vez, seria integrada a esta ferrovia por meio de outro ramal, que passaria por Dourados, Maracaju e Porto Murtinho. Um terceiro ramal partiria de Dourados até Mundo Novo (MS) chegando a Cascavel (PR).



Para viabilizar o trecho sul-mato-grossense da Norte Sul, numa extensão de 200 quilômetros, será necessário um investimento da ordem de R$ 800 milhões, conforme avalia o secretário de Estado de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Menezes.





PAC II



O ramal planejado entre Panorama e Dourados faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e deverá ter aproximadamente 380 quilômetros com um custo previsto de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. No último dia 3 de janeiro o Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União, edital sobre o início dos estudos técnicos econômicos e ambientais do projeto. Esses estudos deverão estar concluídos até o final deste ano. Depois de concluída essa etapa deverá ter início o trecho entre Dourados e Porto Murtinho.







As vantagens da ferrovia



Na reunião dos governadores André e Beto Richa com a bancada e o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o governador André Puccinelli defendeu a idéia de que o trajeto da Norte-Sul passando por Mato Grosso do Sul trará vantagens à economia de todo o país, pois irá baratear o custo de transporte numa região abrangida construção de duas novas fábricas de celulose e da indústria de fertilizantes da Petrobrás em Três Lagoas. Lembrou ainda a produção de etanol, que deverá superar 2 bilhões de litros neste ano em Mato Grosso do Sul.



De acordo com o deputado federal Geraldo Resende, que participou da audiência, o custo do frete ferroviário é, em média, 38% mais barto do que o frete rodoviário. “Os estudos indicam que transportar uma tonelada de cereais de Dourados ao Porto de Paranaguá por meio de rodovias sai, em média, 31,37 dólares. Já pelos trilhos, este custo cai para 19,62 dólares”, salienta o parlamentar.



Na avaliação de Geraldo Resende, uma vez que os preços dos produtos exportados são fixados pelo mercado internacional, a redução dos custos internos gera um ganho real para quem produz. “Desta forma, os produtos de Mato Grosso do Sul vão se tornar mais competitivos no mercado internacional” salienta.







Seminário em Dourados vai discutir 'MS nos trilhos do desenvolvimento'



O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) vai promover em parceria com toda a bancada e o governo do Estado, um seminário em Dourados para discutir a implantação dos ramais das ferrovias Norte-Sul e Ferroeste em Mato Grosso do Sul. O evento será denominado “MS nos trilhos do desenvolvimento”.



O seminário será um desdobramento de reunião da bancada com os governadores André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e Beto Richa (Paraná) e com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento que aconteceu quarta-feira (16) em Brasília, solicitada por Puccinelli para apresentar traçados alternativos aos originais O evento estava programado inicialmente para acontecer em junho de 2010, mas foi adiado para este ano a pedido de André Puccinelli.



Segundo Geraldo, o seminário vai envolver representantes do Ministério dos Transportes, da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que serão impactados pela ferrovia. “Resolvemos deixar a discussão para este ano, após a definição de novos traçados”, explica o deputado. “Não há dúvida de que o assunto interessa a praticamente todas as cidades da região”. (JHM)











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