sábado, 12 de fevereiro de 2011

Transporte Ferroviário

 
 Ferrovias


Para tratar das questões que envolvem o Transporte Ferroviário, de acordo com as diretrizes do Ministério dos Transportes, compete à VALEC - empresa pública controlada pela União por meio deste Ministério - construir e explorar a infraestrutura ferroviária, conforme o texto da Lei 11.772/2008.

De acordo com o Art. 8° da Lei em referência, compete à VALEC:

administrar os programas de operação da infra-estrutura ferroviária, nas ferrovias a ela outorgadas;
• coordenar, executar, controlar, revisar, fiscalizar e administrar obras de infra-estrutura ferroviária que lhes forem outorgadas;
• desenvolver estudos e projetos de obras de infra-estrutura ferroviária;
• construir, operar e explorar estradas de ferro, sistemas acessórios de armazenagem, transferência e manuseio de produtos e bens a serem transportados e, ainda, instalações e sistemas de interligação de estradas de ferro com outras modalidades de transportes;
• promover os estudos para implantação de Trens de Alta Velocidade, sob a coordenação do Ministério dos Transportes;
• promover o desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos, objetivando seu aprimoramento e a absorção de novas tecnologias;
• celebrar contratos e convênios com órgãos nacionais da administração direta ou indireta, empresas privadas e com órgãos internacionais para prestação de serviços técnicos especializados; e
• exercer outras atividades inerentes às suas finalidades, conforme previsão em seu estatuto social.

Pensargrande diz: O Brasil com seus 8.511.965 km2 é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, tem a quinta população mundial e o 8º PIB e jogou fora uma grande possibilidade de fazer o país crescer em todos os seus vetores em consequência de uma politica anterior ao governo de LULA ter sucateado e esquecido o Sistema Ferroviário brasileiro que hoje só conta com 29.706 km de linhas, mesmo assim considerando  as ligações internacionais existentes com a Argentina, Bolivia e o Uruguai.

"Teoricamente, o sistema ferroviário brasileiro poderia muito bem transportar muito mais cargas e passageiros, considerando a enorme extensão territorial brasileira, e os custos que podem ser muito menores do que forem transportados por rodovias, hidrovias, e por transportes aéreos"
. Na prática, o sistema ferroviário brasileiro infelizmente transporta poucas cargas e passageiros, sendo considerado grande desperdício nacional de gastos e ainda com os travadores do desenvolvimento e do progresso, como os falsos ambientalistas, os Senhores Feudais e os defensores dos interesses estrangeiros que não querem o progresso de nosso país e tentam a todo custo sob alegações ambientais impedir a concretização da construção de Ferrovias e Portos.

Atualmente a Valec  cuida das Ferrovias Norte-Sul, Oeste/Leste, Centro/ Oeste e a tendência será uma melhora muito grande em nossa mobilidade de passageiros e cargas.

A titulo de ilustração e exemplo vou comentar sobre Ferrovias na Europa e tecer algumas pinceladas sobre os paises com destaque no transporte Ferroviário.

Europa: O Trem é um meio de transporte que passa muitas vezes por onde não se pode chegar via rodoviária. A boa estrutura da malha Ferroviária e serviços receptivos são um estimulo ao seu uso e tudo isso com alto padrão de qualidade e em muitos trajetos o cenário que se observa é de cinema.
Os Trens são todos utilizados em seus 240 mil quilometros de extensão ( veja que diferença da malha existente no Brasil) com percursos atravessando florestas, campos,. montanhas, espelhos d´água, etc não importando que você esteja na Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Itália, Portugal e/ou leste Europeu...as estimativas são de 80.000 partidas diárias entre capitais e cidades menores.
Há trens bem confortáveis e outros simples e sobre os trilhos europeus muitos turistas viajam e nos paises mais modernos e economicamente mais poderosos são comuns os Trens superarem os 350km/h e os cargueiros também transportam as riquezas internacionais.

Os paises com registros interessantes sobre o uso de Ferrovias que vou focar são: India - Alemanha - França - Reino Unido - Portugal e Polonia.
INDIA: Possui 107.969 quilometros de trilhos, com 6.867 estações, 7.500 locomotivas, 280 vagões de passageiros e cargas e em média 8.350 trens pecorrem mais de 80.000 km/dia, transportando mais de 12,5 milhões de passageiros e os trens de cargas mais de 1,3 milhão de toneladas.

ALEMANHA: Possui extensa rede Ferroviária cobrindo quase todo seu território. Os modernos trens intercidades conecta 50 cidades alemães e esses veículos chegam a 300km/h.

FRANÇA: Possui 194 linhas de trens, em 2009 registrou o transporte de 110 milhões de passageiros.
O TGV já chegou a marca recorde de 574,8km/h.
O percurso entre Paris e Marseille com 750 km é feita em 2,55h e tem muito mais...

PORTUGAL:  Possui vasta rede que cobre todo o país e o serviço intercidades oferece segurança, muito conforto,rapidez e assegura também ligações internacionais.

REINO UNIDO: Eficiente, moderno, silencioso, seguro,confortável e com pontualidade nota 10 e cobre toda a Grã - Bretanha e trafega por mais de 2.500 estações.
As Highlands da Escócia estão entre as rotas mais procuradas pelos turistas pelo cenário deslumbrante, com cachoeiras,campos floridos, vales verdes, vilarejos e tudo isso com excelente serviço e luxo a bordo de seus trens.

POLONIA: Muito bom e para não repetir o que já foi comentado apenas uma informação de grande valia, a Polonia oferece conexões internacionais de trens com várias cidades Europeias entre as quais Berlim - Praga - Budapeste - Viena e outras.

Tudo que tentei passar a você é que aqui interesses escusos são contrários a construção de Ferrovias, e em nosso caso especifico a Oeste/Leste que inicialmente transportará produtos agricolas, minérios, produtos manufaturados e em futuro com amplas possibilidades de transportar passageiros em trens de luxo.








Nenhum comentário: