quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DEPUTADO AMAURI TEIXEIRA EXPLICA O SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRO


Uma verdade que muitos sabem,mas por conveniência nada falam... e o povo precisava saber.
 Não há necessidade de comentários o importante é tomar conhecimento e saber que temos um defensor da saúde na Câmara dos Deputados, disposto a lutar em favor da população brasileira.


Pronunciamento do Excelentíssimo


Senhor Deputado Federal Amauri Teixeira


Proferido em Plenário no dia 24 de Fevereiro de 2011



SUS: uma realidade, um exemplo, uma necessidade


Senhor Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna para mais uma vez falar de um tema que tanto aflige o povo brasileiro – a Saúde.
 Nós, como representantes do povo, devemos transformar políticas concretas, os anseios do povo brasileiro, que clama, com toda razão, por melhorias e reclama dos serviços de saúde.

Temos hoje o Sistema Único de Saúde – SUS, admirado e copiado por governantes em todo o mundo. O SUS, segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, possui o programa de maior atenção primária do planeta, pois atende 100 milhões de pessoas.
 Não existe em lugar algum, nenhum programa de atenção primária como o do SUS, que possui o maior programa de transplante público conhecido. Aliás, só existe um país que faz mais transplante do que o Brasil: os Estados Unidos, e, mesmo assim, transplante privado. Em transplante público, vejam os senhores, nenhum país supera o Brasil.

O SUS também não é superado por qualquer outro programa público mundial no que se refere a programas de hemodiálise pública.
 Somos responsáveis por um dos mais bem sucedidos programa de imunização existente na face da Terra, atingindo o índice de 95% de eficácia em algumas campanhas de vacinação.

Pasmem os senhores, no Brasil, a vacina chega aonde não chega a coca-cola, mostrando que é possível um serviço público ser prestado com eficiência e qualidade quando se quer e se tem recursos.

O SUS também é responsável pela distribuição de medicamentos básicos e de alto custo à população carente.
 Recentemente, a Presidenta Dilma lançou programa que distribui remédios grátis para diabéticos e hipertensos.

Algumas pessoas dizem que não precisam do SUS, que não usam o SUS. Nada mais falso! Pois, não existe, no Brasil, ninguém que não se sirva do SUS, em algum momento. Ele é responsável pelo controle da vigilância sanitária, da qualidade da água que bebemos, dos alimentos que consumimos, dos medicamentos que nos são prescritos. Ou seja, não há uma pessoa no País que não se sirva dos serviços do SUS, mesmo sem saber disso.

E sabem quanto custa esse sistema que faz de imunização a transplante?
Sabem quanto custa esse sistema, que é universal? Sabem o que significa ser universal?
É o atendimento a todos, indistintamente. Muitos ricos, mesmo na assistência médica, servem-se do SUS. Se ocorrer um acidente de carro na rua com vítima, ela será transportada por uma ambulância do SAMU e, muitas vezes, é internada em um hospital para politraumatizados do SUS.



E sabe quanto isso custa atualmente, Sr. Presidente?



Apenas R$ 1,50 centavos dia per capita!



Para fazer todo esse serviço, o Brasil gasta um real e 50 centavos por dia. Não é possível ter um sistema universal, um sistema que se diz integral, pagando-se esse valor. Integralidade significa que todos são assistidos em todas as suas necessidades de saúde. Não é possível garantir universalidade e integralidade com apenas R$ 1,50 centavos per capita dia.

Não basta ampliar serviços. Ampliá-los sem ampliar financiamento é continuar ofertando serviços de má qualidade à população brasileira. Um crime contra a cidadania.

Portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, esta Casa tem a obrigação de se debruçar com afinco sobre esse assunto e encontrar formas e mecanismos que permita o aumento do financiamento da saúde pública de forma racional, transparente e cidadã.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Nenhum comentário: