Mobilidade é o assunto do comentário.
Salvador hoje com seu grande crescimento é uma cidade travada em sua mobilidade e para principio de conversa pretendo analisar a capital e sua região metropolitana e Ilhéus e os caminhos que levam ao Oeste e daí para todo o país e por isso vou dividir em dois eixos:
E exatamente pelas razões expostas vou dividir também em capítulos (II) para cada assunto.
Capitulo I
Salvador sua Mobilidade urbana e o Sistema Viário do Oeste e todos os vetores desses caminhos...em busca sobretudo de qualidade de vida.
Por questões econômicas e administrativas tem que ser analisadas as obras em Salvador considerando o agora, o amanhã e a longo prazo tudo que precisa ser realizado.
Planejar é preciso e ousar pensar grande uma tremenda necessidade.
O governo tomará o dinheiro, mas o solo é do município e agora felizmente existe um quadrado base para a concretização dos empreendimentos:
O poder do governo Wagner do PT (eleito para mais quatro anos), o apoio da Assembléia Legislativa presidida por Marcelo Nilo (PDT), o Prefeito de Salvador João Henrique do PP e o Ministro das Cidades Mário Negromonte do PP.
Assim não haverá mistérios para se alcançar o êxito preestabelecido nos planejamentos já elaborados e anunciados e certamente como sempre as dificuldades estarão por conta do pessoal considerado ambientalistas, mas que muitas vezes exercem o poder como travadores do desenvolvimento e do progresso.
Obras a realizar de forma mais imediata e com suas ações a curto prazo:
a) Conclusão do Metrô no trecho Lapa a Rótula do Abacaxi;
b) Construção do complemento do Metrô no trecho que vai da Rótula do Abacaxi a Pirajá;
c) Conclusão da Via Expressa Baía de Todos os Santos;
d) Construção dos Corredores Exclusivos de tráfego para a implantação do BRT( o estado só conseguiu financiamento para essa obra) para ligações Aeroporto – Lapa e Calçada – Pituba ( para esse trecho ainda não há recursos disponíveis que eu saiba) e nas Avenidas de Vale ( exemplo Vasco da Gama);
e) Sistema Viário do Oeste com a Ponte Salvador a Itaparica, com conexão com a Via Expressa Baia de Todos os Santos e o Metrô, com os Corredores Exclusivos de ônibus e com as vias alimentadoras e ainda com a Ciclovia que está com projeto sob a responsabilidade da Conder em seus 150 km e com custo previsto de R$40 milhões.
Afora, tudo que foi escrito acima as Vias Alimentadoras constituídas das avenidas abaixo:
29 de Março - Gal Costa – Ligação Gal Costa / Via Regional / Pinto de Aguiar / Orlando Gomes e outras próximas da espinha dorsal do Sistema Viário de Salvador, a Avenida Paralela precisam ser requalificadas, alargadas, ampliadas e construidas novas passarelas sobre suas faixas de tráfego.
Aguarde o próximo Capitulo
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