quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Bahia precisa, Salvador, Ilhéus e muitas outras cidades estão abertas a investimentos nacionais e estrangeiros -

Parte 04/06
Salvador rumo ao futuro




Em Janeiro de 2010 a Prefeitura de Salvador levou ao conhecimento de todos uma série de projetos de intervenção urbanística agrupados com a denominação de “Salvador Capital Mundial”, que em verdade são ao todo vinte e que prevêem obras de grande porte,dentre as quais algumas já estão sendo faladas como possíveis e viáveis de concretização de forma a se considerar como em curto prazo.



Segundo noticias também da época houve envolvimento de profissionais de alto gabarito na elaboração dos projetos que premia e implanta um sistema de transporte moderno, incluindo a abertura de novas Avenidas e revitalização de toda a orla da cidade de Salvador, tudo visando a melhoria da qualidade de vida da população e de seus passantes, visitantes e turistas.



Algumas dessas obras pela sua grandiosidade tem a necessidade de parcerias público-privadas (PPP) e tudo será processado com amplo estudo de proteção ambiental.

São dois os vetores anunciados focando os transportes, os quais vou denominar de Rede Integrada de Transporte(RIT) com corredores exclusivos de ônibus e o Programa abrangente a obras viárias notadamente na construção de novas pistas e/ou novas avenidas próximas a espinha dorçal urbana de Salvador que é sem dúvida a Paralela.

Dentre essas novas avenidas a Atlântica tem 14,6 km de extensão e vai da Av.Luis Eduardo Magalhães à Avenida Dorival Caymmi,lá pras banda de Itapoã.

E em demonstração da preservação ambiental essa avenida passa pelo parque de Pituaçu (reserva ecológica) através de uma Ponte suspensa com a extensão de 1.000 metros, com seu vão principal de 600 metros, e uma altura bem elevada do chão em projeto moderno, avançado do arquiteto João Figueira Lima o Lelé.

O outro projeto de Avenida é a linha Viva com pista dupla de 18 km,ligando a Avenida Bonocô, Rótula do Abacaxi e Aeroporto,o que em verdade passaria a equivaler uma metade da atual Avenida Paralela.

Essas obras aliadas as já anunciadas do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) com o primeiro trecho de cerca de 20km da Rótula do Abacaxi ao Aeroporto, mais a continuação das obras do Metrô também da Rótula do Abacaxi a Pirajá, a modernização dos trens do subúrbio e a construção de uma linha de Pirajá a Paripe e mais as construções dos corredores de tráfego das Avs ACM, Juracy Magalhães, Vasco da Gama e as ampliações das avenidas Gal Costa,Pinto de Aguiar e outras Salvador passaria a ter condições de um fluxo de tráfego rápido e efeciente e evidentemente tudo isso acoplado a construção da Ponte Salvador a Itaparica e a conclusão da Via Expressa Baia de Todos os Santos.

Em comentário a parte tratarei das especificações dos projetos das novas avenidas Atlântica e Linha Viva, pois no momento o ponto principal é focar o Sistema BRT, com recursos já disponibilizados e no aguardo nas deliberações da futura reunião marcada para até o dia 12 de Junho quando o assunto será definido em termos de recursos aprovados para aplicação a partir de 2011.

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