quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Salvador está mais perto de sediar a Copa 2014
Fonte AGECOM( noticia na íntegra)
O governo da Bahia cumpre mais uma etapa do cronograma estabelecido pela Fifa para as 18 cidades candidatas a sediar jogos da Copa 2014.
Foram entregues nesta quinta-feira (15) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, o projeto básico de arquitetura e engenharia, os documentos contendo garantias complementares do estado e do município de Salvador e a manifestação de três potenciais investidores.
As exigências da entidade internacional de futebol foram respondidas pelo governo estadual em quatro volumes, apresentados em 25 pastas, nas versões em português e inglês.
O projeto foi desenvolvido pela empresa de engenharia e arquitetura Setepla, vencedora do Aviso de Manifestação de Interesse, publicado em abril, onde o governo, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), autorizou empresas interessadas a apresentar estudos preliminares para uma concepção para a praça esportiva.
No documento entregue hoje, é detalhado todo o projeto arquitetônico da nova Fonte Nova, que terá capacidade de 55 mil espectadores, podendo chegar a 60 mil com a arquibancada desmontável projetada para o espaço da abertura da ‘ferradura’, que está sendo preservada na proposta arquitetônica vencedora, integrando o estádio com o meio ambiente ao seu redor.
Cidades-sede
Em 15 de março, a Fifa anuncia o nome das dez ou 12 cidades (o número ainda não está definido pela entidade) que abrigarão os jogos. Em julho, ainda de acordo com o cronograma, as cidades escolhidas estão obrigadas a deflagrar o processo licitatório.
A previsão do governo é iniciar as obras do estádio em 2010, com conclusão em dezembro de 2012, cumprindo determinação da Fifa. “O governo da Bahia mantém a posição de investir o mínimo possível de dinheiro público na construção e gerenciamento da praça esportiva. Para isso, estudos de modelagem institucional estão sendo feitos pela empresa de consultoria KPMG, com o intuito de garantir a viabilidade econômica do equipamento, tornando atraente e competitivo o processo licitatório”, explicou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos.
A Copa do Mundo é uma oportunidade única para promover Salvador, a Bahia e o Brasil internacionalmente, desenvolver o turismo, qualificar os serviços e investir em infra-estrutura. Um ponto extremamente positivo é que, passados os jogos, todo o investimento feito em equipamentos e infra-estrutura fica para a cidade e sua população.

Nenhum comentário: