domingo, 25 de janeiro de 2009

Eta, que progresso!...

O porto do Malhado em Ilhéus poderia ter um movimento girando em torno de 1 milhão de toneladas/ano e conforme dados estatísticos da própria CODEBA, na década de 2000 o melhor ano foi de 2004 com movimentação de 1.024.857T/ano.
Em 2008 seu movimento foi de 258.12 T/ano.
É evidente que 2004 para cá, a construção naval mundo afora colocou nos mares navios com mais de 220 metros de comprimento e de muito maior calado.
O responsável pelos custos com fretes rodoviário e marítimo foram para a calculadora e não deu outra, é preferível a opção do uso de um porto que permita o atracamento de super navios e que possam levar suas cargas, pois economicamente o resultado é bem melhor e positivo aos seus cofres.
Está previsto a curto prazo a construção de uma retroaria com 100 mil metros quadrados, prolongamento de 80 metros de cais, aumento do calado de 10 para 12 metros(com verbas asseguradas conforme noticias da imprensa), que a bem da verdade é insuficiente para comportar os navios supra referendados.
Falam em aumento de cais e outras obras sem necessidade de avançar ao mar, porém isso não move minha linha de raciocinio do questionamento do momento.
Tem que haver modernização,pois a falta de competitividade transformarão em ossos de minhoca a sua utilidade básica que era de um porto exportador.
Falando do Porto do Malhado em relação ao Turismo de cara lembramos, onde está a estação de passageiros?
O resto deixo por conta de sua imaginação.
Eta, que progresso!...
Aeroporto meia boca (não há voos noturnos) e Porto meia sola.
Aliás um amigo me disse: Ilhéus é diferente, fazer o que?
Um cidadão que goza de minha estima e consideração, mandou um e-mail sugerindo que ao invés de pensargrandeilheus fazer a defesa de uma Marina Internacional na baía do Pontal, que eu olhasse a opção de tratar do assunto na área do Porto do Malhado, que quando o Porto Sul estiver pronto ficaria (opinião dele abrigando o Porto Turístico, Porto Pesqueiro, e Marina)quase sem utilidade prática.
Lembro apenas ao amigo que para que isso pudesse ser sonhado, o saneamento básico com tratamento do esgotamento sanitário e despejo do mesmo fora da área do Porto teria que ser concretizado, daí salvaguardo meu direito de uma opinião futura embasado em dados sobre o assunto.
E ainda tem um punhado de gente representando entidade e organização que assinou abaixo assinados declaradamente contra o Porto Sul.
Eta,que progresso.

Nenhum comentário: