quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Av.Soares Lopes e sua Ciclovia

A foto acima representa o ideal para a Ciclovia da Av.Soares Lopes, inclusive junto ao Calçadão.
As duas fotos( supra e infra postadas) são Ciclovias em cidades do interior do Brasil.

Essa "coisa" é a Ciclovia da Av.Soares Lopes em Ilhéus. É tempo de uma mudança total.
Leia com atenção e opine.


Ressalto que não seria infantil faltar com o respeito aos jardins projetados por Roberto Burle Max, o gênio que participou de vários projetos de vanguarda que muitíssimo contribuiu para privilegiar a arquitetura moderna e futurista.
Objetivamente o assunto é a Avenida Soares Lopes que em seu projeto original não logrou a implantação de uma forma total, pois parte dela não saiu do papel.
Quando essa avenida foi projetada Ilhéus era outra cidade de características pacata, segura com uma geografia marítima que hoje só com fotos para a percepção das mudanças e naquela época a ciclovia tendo o traçado que hoje raramente ousamos chegar perto, ficava entre os gramados e as areais da praia e o mar. E em verdade se adequava à genialidade do mestre.
O tempo passou, Ilhéus deixou de ser aquela cidade de casa de muro baixo, sem cerca elétrica e sem os registros da violência de agora.
E exatamente como não há de negar que a violência produz o medo é que a situação agora exige uma combinação de praticar o esporte ou lazer protegido pela pretensa segurança de que a presença de pessoas aos montões inibirá os marginais, até porque em nossa sugestão a Ciclovia seria construída na área arborizada e gramada junto ao calçadão sem a derrubada de nenhuma árvore.

Sua extensão seria do 2 de Julho até próxima á área externa do Centro de Convenções e emeambos os lados com o entorno com o respectivo retorno.
A proximidade do calçadão totalmente requalificado, com as pistas de tráfego, você ciclista se sentirá com fortes estímulos de que há segurança e que centenas de pessoas como você passaria a manifestar da mesma opinião e os jardins ficariam cheios de pessoas a desfrutarem do ar puro, da bela paisagem e da satisfação e felicidade de cultuar o corpo com esporte sabidamente benéfico à saúde.
Dito isso, aquilo que teimosamente chamam de ciclovia estaria na área que passaria por transformações nas intervenções para a requalifiicação completa da Soares Lopes e construída outra conforme o exemplo de uma foto nesta matéria.

Arquitetos, Engenheiros, Paisagistas servidores ou não do município poderiam trocar idéias e formatar um esboço de projeto que seria apresentado ao Prefeito do município e daí o projeto definitivo para obtenção de recursos juntos aos órgãos dos governos da União e do Estado para sua consumação.

A titulo de colaboração veja a ciclovia de Atalaia(Aracajú), da Orla de Salvador, e da praia de Santos(SP) e partindo daí é fácil dimensionar uma bela Ciclovia.

Um comentário:

Anônimo disse...

BEM,MESMO AFASTADO DA MINHA AMADA CIDADE DESDE 1972,TENDO VOLTADO A ELA APENASRAPIDAMENTE 34 ANOS DEPOIS,NUNCA,REPITONUNCA DEIXEI DE PENAR NELA.NEM UM SÓ DIA.PORTANTO LAMENTO PROFUNDAMENTE QUE OS DIVERSOS IMCOMPETENTES QUE FORAM RESPONSÁVEIS PELA PREFEITURA TENHAM PERMITIDO QUE A CICLOVIA TENHA CHEGADO A ESTE PONTO.ESTES PSEUDOS -GOVERNANTES MERECEM CADEIA POR DEIXAR NÃO SÓ UM CARTÃO POSTAL DA CIDADE ,MAS MUITAS OUTRAS PARTES DELA ENTREGUE AO ABANDONO.É PRECISO QUE OS ELEITORES DE ILHÉUS,ESQUEÇAM O PAGODE,O ARROCHA,O AXÉ,A PREGUIÇA DE SE INFORMAR,AS RELIGIÔES ALIENANTES E SE POLITIZEM DE UMA VEZ,POIS SÓ ASSIM,PODERÃM ESCOLHER MELHOR SEU POLÍTICOS E AO MENOS DIMINUIR NO SEU MEIO OS DELINQUENTES DE GRAVATA...VIVA MINHA CIDADE QUERIDA!VIVA UMA ILHÉUS MELHOR!

Assinado:Velho Punk-Salvador-Ba
msn:plug.video@hotmail.com