domingo, 18 de janeiro de 2009

Estamos no Sec. XXI, Ilhéus sabe disso?

Ilhéus têm uma imensa divida com sua população nas áreas do saneamento básico, da educação, do esporte e lazer e por conseqüência da saúde.
A inexistência de campos e quadras esportivas nos bairros conduz a população de menor capacidade aquisitiva a se escravizar aos folhetins de contos sem pé e sem cabeça, umas verdadeiras drogas que erotizam a relação humana, isso pela falta de opção para a aplicação das energias em uma cultura corporal, onde estrategicamente o esporte funcionaria inclusive como um estimulo educacional e que daria dividendos na formação e consolidação da saúde.
O esporte é tão importante que o país tem o Ministério do Esporte voltado ao apoio a todas as modalidades, com intervenções na Infraestrutura de construções de quadras oficiais, Ginásios Esportivos, Parques Aquáticos, pistas de Atletismo e campos de futebol, embora esse último ainda funcione nos lugares atrasados como uma monocultura esportiva.
Nos centros mais adiantados de nosso país, esportes como Vôlei, Vôlei de praia, basquete, futsal, handebol, natação entre outros congrega milhares de praticantes e representa um alto investimento educacional para o crescimento em nosso país.
E como está o esporte em Ilhéus?
Quais os bairros tem disponibilizado quadras esportivas de dimensões oficiais?
Quais os Estádios, Ginásios, Parques Aquáticos com dimensões oficiais estão à disposição dos clubes, agremiações estudantis e torcidas?
Para dizer a verdade nossa graduação esportiva comparada aos centros mais evoluídos é um zero a esquerda, não por falta de talentos e vocações mais, sobretudo pela falta de espaços adequados nos diversos bairros e distritos do município.
Mister que leve em conta que o aprendizado da prática de esportes é decorrente dos equipamentos disponibilizados para seu uso, o que equivale dizer que é necessário conhecimento de regras esportivas para que se entenda de uma vez por todas que uma quadra oficial tem a dimensão de 42 metros por 22 metros, inclusive áreas de escape, pois se um grupo ou equipe treina em quadra de 20 X 12 como vai se comportar em uma quadra oficial de 40 x 20 (dimensão para prática do futsal e handebol)?
No que concerne a equipamentos para competições oficiais Ilhéus não tem nada, pois o Ginásio Herval Soledade (em obras de manutenção e benfeitorias) não atende aos requisitos oficiais para o patrocínio de competições, pois sua quadra está muita aquém das dimensões exigidas pelas as confederações nacionais e internacionais que regulam os esportes de quadra.
O assunto não foi concluído, voltarei falando de saneamento básico, educação e saúde.
Hei você que reside na zona sul é servido de rede de esgotos?
Quando deixaremos de assistir esgotos correndo a céu aberto a desaguar no mar?
É só aguardar.

Nenhum comentário: