sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Estádio de Pituaçu será entregue parcialmente e inaugurado quando estiver concluido.

Fonte : AGECOM - Titulo de pensargrandeilheus.
Esportes:
Definidos termos para reabertura de Pituaçu
09/0117:10

Representantes do Governo do Estado, da Prefeitura e do Esporte Clube Bahia decidiram em reunião, nesta sexta-feira (09), os termos do plano de contingenciamento que viabilizará a realização do primeiro jogo do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), no domingo 25 de janeiro, para 16 mil pessoas.
Na ocasião, o Bahia enfrenta o Ipitanga, pelo Campeonato Baiano de Futebol.
Essa capacidade ficou definida após a realização de um Estudo de Pólo Gerador de Tráfego, feito por técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Infra-Estrutura (Setin), avaliando que as estratégias de fluxo de pessoas e veículos do novo equipamento deveriam ocorrer em um final de semana, período de menor movimentação nas Avenidas Paralela e Pinto de Aguiar, dois importantes vetores da cidade.
A proposta acordada entre as partes para a concessão do alvará de ampliação e reforma, bem como o habite-se parcial, ficou condicionada às exigências de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), assinado pelas partes.
O acordo visou garantir a segurança dos freqüentadores, dado o interesse público e a necessidade de adoção de medidas preliminares à liberação das licenças de construção e de funcionamento.
Para tanto, no dia do primeiro jogo em Pituaçu, será reservada uma faixa do Viaduto Dona Canô para ônibus circulares, fornecidos pelo Esporte Clube Bahia, que trafegarão entre o CAB e o estádio, três horas antes e duas horas depois do jogo.
O estacionamento será feito no CAB, em área com capacidade para quatro mil veículos. Na Avenida Pinto de Aguiar serão colocados cones em ambas as laterais da pista, reservando-se faixas de circulação de pedestres.
O Governo do Estado disponibilizará o necessário efetivo de policiais militares e o Município o de agentes de trânsito para garantir a segurança e a mobilidade dos torcedores, segundo plano especial de operação.
Segundo a presidente da Conder, Maria Del Carmen, o estado entrega, no próximo dia 25, um estádio de futebol completamente recuperado, ampliado e com conforto aos torcedores, times de futebol e profissionais que lá trabalharão.
“O Pituaçu que será reaberto atende ao Estatuto do Torcedor e certamente dará muitas alegrias ao povo baiano”, destacou. Quanto a reinauguração da praça esportiva, Del Carmen afirmou que só será realizada após a aquisição total de todos os equipamentos completares, bem como a conclusão das obras do entorno do estádio.
Avaliação
No dia seguinte à partida, 26 de janeiro, acontecerá uma nova reunião para avaliar se as medidas adotadas foram eficazes e definir as medidas e intervenções físicas, viárias, de segurança e acessibilidade, com vistas à liberação gradual da capacidade plena do estádio.
Na ocasião, a Conder vai apresentar o cronograma das etapas de intervenções complementares constantes do projeto encaminhado à Prefeitura.
====================================================================
O comentário abaixo é de pensargrandeilheus:
Precisamos da liberação no menor espaço de tempo dos projetos correspondentes ao entorno do futuro Novo Estádio da Fonte Nova, pois se as coisas ocorrerem como no Pituaçu,adeus minhas encomendas!...
Precisamos de mais ação da Secretaria responsável e seus órgãos ligados ao esporte e bem estar social, pois a repetição da má gestão poderá excluir a Bahia da Copa de 2014.

Nenhum comentário: