quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Manutenção de Usina Nuclear.


A Usina Angra I, iniciou em 20 corrente o processo de redução de potência para realizar testes pré-desligamento que antecedem a parada para a troca dos geradores de vapor GVs.

A Usina estava com previsão para o desligamento em 24/01 e retorno em 06/06/2009.

Durante a fase de reparo, manutenção e substituição dos GVs e de sua tubulação, o processo passará pelas seguintes etapas:

Abertura do Vaso do Reator; Corte da Contenção de Concreto;Corte da Contenção de Aço;Retirada e transportes dos GVs antigos;Transporte e entrada dos novos GVs;Fechamento do Vaso Reator e Comissionamento e testes dos novos GVs; Unidade Sincronizadas e elevação de potência para 100% e testes de garantia dos GVs.

O Investimento é de R$724 milhões, englobando aquisição,análise de segurança, substituição e armazenamento.

Serão substituidos GVs( são responsáveis pela produção do vapor saturado seco para movimentar as turbinas e o gerador de energia elétrica)

São duas peças de 4,5 m de diametro na parte superior do casco e 20,6 m de comprimento e pesam em operação normal 413 T.

Ainda há 5.428 tubos por onde passa a água a uma temperatura de 303 graus C.

89 Usinas Nucleares no mundo já realizaram substituições semelhantes e até 2011 outras 16 usinam planajam substituir seus equipamentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente matéria,que poucos fazem.Por falar em poucos,trata-se da forma menos poluente,menos agressiva ao meio ambiente forma de produzir energia.O Brasil precisa investir pesado,deixando de lado as hidroelétricas,que tanto produzem danos ao meio ambiente.valem o investimento.

Anônimo disse...

impogragO brasil deve continuar explorando hidreletricas , afinal usinas nucleares sao limpas enquanto nao apresentam problemas e ainda o que fazer com seus residos radioativos,chega a ser um problema ate para o eua, naçao que produz 9000 toneladas de dejetos radioativos por ano.

Anônimo disse...

Energia limpa? E como explicar o acidente de chernobil, pensilvania e fukushima , problemas sensiveis a catastrofes e falhas humanas e como se livrar dos seus lixos radioativos , so o eua produz 9000 ton/ ano.