domingo, 7 de novembro de 2010

A Ferrovia Oeste/Leste amplia os caminhos do desenvolvimento do Estado

A bem da verdade não será apenas a construção do Complexo Intermodal (Aeroporto, Porto Sul e Ferrovia Oeste/Leste) os grandes e importantes vetores para aberturas de todos os caminhos para o desenvolvimento do Estado da Bahia, que poderá em algum tempo se transformar na 3ª força da economia do país.
Mais nosso assunto neste comentário é mais uma vez a Ferrovia Oeste/Leste, incluída e definida como obra prioritária do PAC, com uma extensão total de 1.526 km , que vai de Ilhéus passando por mais de 30 municípios da Bahia até Figueirópolis (TO), onde terá conexão com a Ferrovia Norte/Sul.
O trecho da Oeste/Leste na Bahia é de 1.116 km, divididos em duas fases para efeito de entrega de seu uso, com a primeira com 536 km ligando Ilhéus a Caetité ( conclusão prevista para o 2º semestre de 2012) e a outra fase com 465 km seguindo do Caetité até Barreiras/São Desidério (que será finalizada conforme estimativa no segundo semestre de 2013).
Tudo já licitado com os consórcios vencedores já conhecidos, precisando de licença ambiental do IBAMA.
A obra é do interesse da Bahia e sempre teve o empenho de Wagner, Walter Pinheiro e outras figuras de realce na politica, dos empresários e empreendedores, e da sociedade do Estado.
Sua importância é que formará um corredor de transporte que vai assegurar um grande movimento no Porto da Ponte da Tulha, mais conhecido como Porto Sul, com cargas de minérios, biocombustiveis, frutos da agricultura familiar, de grãos do oeste, sudeste e sul baianos.
A Ferrovia é muito importante, vai puxar grandes investimentos, gerar milhares de oportunidades de empregos, vai influenciar na redução do custo logístico e juntamente com o Porto Sul e Aeroporto Internacional mudarão a Economia da região e do Estado, apesar do forte Lobby contrário encetado pelos espertalhões da alta elite que imagina sempre : o povo que se lixe e o Estado que se dane, pois o que interessa a eles é continuar sendo os senhores dos feudos de uma região que estagnou no tempo desde as ocorrências com a monocultura do Cacau.
Esse projeto tem o apoio de nosso Presidente Lula e por abrangência é uma das metas de Dilma, daí a necessidade urgente da consumação dessa licença ambiental por parte do IBAMA e o inicio imediato de sua construção.
Por fim, um fato que todos os inteligentes sabem, a Ferrovia e todo o Complexo Intermodal vai trabalhar com a possibilidade de grande demanda nas próximas décadas, mudando a geografia econômica, transportando cargas de soja, algodão, milho, fruticultura, pecuária, produtos industrializados, produtos destinados a comercialização e minérios ( ferro, manganês, ametista ,talco, magnesita, granitos,urânio e tantos outros que a memória falhou).
Como sinal de alerta ao mesmo tempo de protesto de minha parte, houve muito lobby aproveitando a presença de nossa presidenta eleita na região de Itacaré, com o intuito de mudar os destinos do desenvolvimento e progresso para a continuidade do marasmo, da falta de emprego, da falta de renda, para o bem dos afortunados, quando se quis mais uma vez mentirosa e criminosamente transformar o Porto Sul como um agressor do meio ambiente.

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