sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Economia:

Em 02 deste mês, mais uma vez cobrei o inicio das obras da Ferrovia Oeste/Leste,com comentário: "Quando serão iniciadas as obras da Ferrovia Oeste/Leste"?.

Os travadores do desenvolvimento retardam as decisões e hoje o Jornal A Tribuna da Bahia editou a seguinte noticia:

Ibama atrasa as obras de ferrovia
Alessandra Nascimento - A Tribuna da Bahia
O início das obras da Ferrovia da Integração Oeste Leste está nas mãos do Ibama. A informação é da Valec, responsável pela Ferrovia, segundo a qual, as obras ainda não foram iniciadas em razão da não emissão da licença de instalação por parte do órgão ambiental.
Ainda de acordo com a estatal, era previsto a liberação para o último mês de outubro, no entanto a Valec acredita que a licença deva ser liberada nos próximos dias.


A Ferrovia Oeste-Leste já teve os trechos até o município baiano de Barreiras licitados.
A previsão de conclusão dos trechos da Fiol até o município de Caetité está prevista para 2012 e até a cidade de Barreiras até 2013, no entanto, até o momento, nenhuma das empresas vencedoras da licitação pode iniciar os trabalhos.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, considerada estratégica no campo logístico do país, dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do PAC, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012.
A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
Entre as empresas que ganharam a licitação estão o Consócio Oeste-Leste Barreiras: Tiisa/Cowan/Almeida Costa/Trier/Pelicano, responsável pela construção do trecho Correntina-Rio das Fêmeas, em Barreiras, com 161,2 km. O Consócio Constran/Engesa/Pedrasul/Estacom/CMT, pelo trecho Rio São Francisco-Correntina, em Correntina, com 159,3 km; Consócio Mendes Junior/Sanches Tripolini/Fidens, no trecho Riacho da Barroca – Rio São Francisco, em Guanambi, com 165 km, Consócio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello/Serveng, em Brumado, no trecho Rio de Contas-Riacho da Barroca com 178,3km de extensão, o Consócio Torc/Ivai/Cavam é responsável pelo trecho Riacho Jacaré-Rio de Contas, em Tanhaçu, com 115,4 km, o Consócio Galvão/OAS, com o trecho Rio Preguiça-Riacho Jacaré, Jequié, com 118 km de extensão e, finalmente, o Consócio SPA/DELTA/CONVAP, no trecho Ilhéus(terminal Portuário) - Rio Preguiça, em Ilhéus e 125 km de extensão Ferrovia Oeste-Leste Publicação saiu em outubro – A publicação do resultado da licitação de três lotes da Ferrovia da Integração Oeste-Leste saiu em 1º de outubro, no Diário Oficial da União (DOU).
A Ferrovia atravessará 49 municípios baianos. O valor total dos três lotes é de R$ 2.070.957.615,62, que compreendem os seguintes trechos: Rio da Preguiça ao Terminal de Ilhéus, Rio Jacaré até o Rio Preguiça e Riacho da Barroca ao Rio de Contas. O processo licitatório para os outros quatro lotes que compreendem trechos na Bahia está em tramitação.
A nova ferrovia deverá impactar na redução dos custos do transporte de insumos e produtos diversos, no aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e na possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.

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