quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Desenvolver é preciso...E Ilhéus clama pelas realizações que mudarão a região.

Assuntos:
01- Duplicação da Br-415
02- Requalificação do Sistema Viário de Ilhéus, inclusive com a construção da Ponte ligando a ilha de Ilhéus ao Pontal.
Wagner ao lado do presidente Lula declarou que com recursos oriundos do PAC teria inicio no 2º semestre deste ano a duplicação da Rodovia Ilhéus a Itabuna e conforme a revista "Bahia Oportunidades" o DNIT dava conta de que esse projeto terá 23,3 km de extensão e que prevê inclusive a criação de uma via exclusiva para o transporte de carga.
A duplicação da BR-415 será construída do Banco da Vitoria até o posto da Basetur,com 16 km na margem direita do Rio Cachoeira, um semi-anel viário ao Sudeste de Itabuna e uma nova via, fora da zona urbana, que vai até a BR-101 e dai até a Ferradas, a Br-415 volta a ser duplicada em mais 7,3 Km.
Estamos em Novembro, penúltimo mês do 2º semestre de 2010 e por essa razão independente dos contra tempos com as licenças de exigências legais, cabe uma pergunta:
Quando será efetivamente iniciada essa grande obra?
É verdade que ela está condicionada e acoplada ao inicio das obras do Complexo Intermodal, que envolve a Ferrovia Oeste/Leste, o Porto Sul e o Aeroporto Internacional ,esse último a ser locado a margem da Rodovia Ilhéus a Itacaré?
02- E a Ponte da ilha de Ilhéus ao Pontal que possibilitará a exigida reformulação e requalificação do Sistema Viário de Ilhéus sai ou não?
A idéia de uma Ponte paralela a Lomanto Junior é um projeto careta, pequeno e não condiz com uma nova planta gráfica e viária da cidade de Ilhéus.
Para alavancar a cidade urge toda a presteza no intuito de mudar sua cara , outorgando nova mobilidade de tráfego e para tanto salta aos olhos daqueles que entendem um pouco de geografia urbana que o local no momento apropriado é uma ligação partindo da Av. 2 de Julho em direção a lateral leste do Morro de Pernambuco, em uma construção moderna, sem interferência na movimentação das águas da Baia do Pontal, pois seria de modelo estaiada, com duas torres, uma em cada margem do braço de mar da mencionada baía.
Essa sugestão funcionará como um marco desbravador para o crescimento do Turismo em Ilhéus e um fomentador de riquezas, sem prejuízos do Terminal Pesqueiro e/ou da navegabilidade do espelho d´água existente.
Agora que ganhamos as eleições, graças a Deus e os objetivos são as transformações dos sonhos e projetos em realidade e com o apoio e patrocínio do então presidente Lula que ainda tem cerca de dois meses de governo; embora com equipe responsável pela transição governamental já trabalhando visando a governabilidade de Dilma, isso certamente não impedirá as ações do governo Lula em atender seu povo, sua gente, principalmente levando em conta que a Bahia foi, é e será Lula e Dilma, pois todos sabem que em números de votos absolutos foi na boa terra onde se obteve a maior diferença de votos pró Dilma.
Efetivamente contamos para defender nossos interesses com o governador Wagner, nossos senadores e deputados eleitos e outras muitas figuras de destaques nos meios industriais, comerciais, bancários e sociais, razão pela qual estamos no caminho certo em fazer este comentário que tem a caracteristica de um lembrete e uma cobrança ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: