sábado, 3 de abril de 2010

A Chinesa Chery montadora de automóveis tem interesse em implantar uma fábrica no Brasil

É previsto um investimento entre US$500 a 700 milhões de dólares e no Brasil os estados de São Paulo – Minas Gerais – Rio de Janeiro – Pernambuco e Bahia já manifestaram disposição para entrar na luta e com a medida provisória já aprovada que prorroga incentivos fiscais para as montadoras e fabricantes das regiões Norte-Nordeste e Centro Oeste, vai certamente acontecer uma grande disputa e realmente quem vai decidir será a estratégica política de mercado da Chery.

O estado de Pernambuco começou há mais tempo seu trabalho na China visando trazer uma montadora de automóveis, isso desde 2007; entretanto a Bahia já conta com uma boa estrutura logística de transportes, já tem a fábrica da Ford em Camaçari, onde também estão situadas muitas outras indústrias fornecedoras da citada montadora.

Afora tudo isso todas as rodovias que ligam Camaçari ao Porto de Aratu e de Salvador e ao aeroporto, receberão obras e já foi autorizada as intervenções em dragagem dos portos, é certo as ampliações das capacidades de atracamento, ampliação de pátios para estacionamento e ainda receberá uma ferrovia ligando Camaçari ao Porto de Aratu, por consequência é dotada de uma infraestrutura capaz de concorrer com chances de ser o estado escolhido.
É bom recordar e frisar que entre os parâmetros necessários estão:
Áreas disponíveis para a construção da indústria propriamente dita e seus imensos estacionamentos;
Implementação de uma política de pesquisa cientifica e industrial e também de desenvolvimento cientifico e tecnológico em novos materiais;
Proximidade de fornecedores de materiais metálicos e outros inclusive plásticos;
Criação de Institutos técnicos de educação e Universidades para a cobertura em mão de obra qualificada;
Competitividade na disputa com outros centros, com isenções de impostos e redução de outros;
Ter estudos ambientais aprovados para área, ter estudos econômicos e financeiros;
Ter um líder de gestão de conhecimentos industriais;
Ter boa estrutura de Transportes e mobilidade eficiente e rápida;
Ter a condição de construir, ampliar, revitalizar e requalificar as rodovias, portos e aeroportos (isso já é previsto para o caso de Camaçari), ter ferrovias (prevista sua construção).
Ter energia, abastecimento de água, esgotamento sanitário tratado e etc.
Ainda vou ousar em afirmar que no futuro bem próximo também Ilhéus terá todas essas condições tendo em vista as obras que acontecerão em breve do Complexo Intermodal. e outras na região e na Bahia.

Nenhum comentário: