Durante o período Colonial - No inicio do Sec. XVI até o XVIII, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal em 1795.
A titulo de lembrança, existiram as seguintes Capitanias no Brasil; do Maranhão ( 1ª e 2ª secção)- do Ceará - do Rio Grande - de Itamaracá - de Pernambuco - da Baia de Todos os Santos - de Ilhéus (limite aproximado de Itaparica a Comandatuba) - de Porto Seguro ( de Comandatuba a Mucuri-Ba) - do Espirito Santo - de São Tomé - de São Vicente ( 1ª e 2ª secção) e de Santo Amaro .
A extinção definitiva da Capitanias historicamente ocorreu formalmente em 28/02/1821, pouco antes da declaração de independência do país.
Os políticos de Ilhéus ainda com exceções é claro continuam imaginando que o município continua sendo dividido em feudos, em que só os senhores poderosos pseudos donatários desses feudos podem pleitear melhorias ou não para seus bairros, distritos e afins e que as ações de outros políticos buscando na arte de administrar realizar investimentos através de obras com recursos oriundos dos cofres públicos da União, do Estado e/ou do próprio município em seus redutos representa uma invasão de domicilio eleitoral.
E em assim acontecendo, enxergam a proximidade da perda de prestigio e poder e isso não interessa, pois é melhor que o bairro, o distrito não tenha o beneficio conseguido por outro politico do que se esvaziar sua influencia no eleitor pouco avisado e carente de tantas obras.
E assim o povo que comete a cada instante que comparece as urnas erros de avaliações em suas escolhas, terão muito que aprender, pois um voto errado equivale a uma pena de quatro anos, tempo perdido que não volta mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário