segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ferrovia Oeste / Leste e Porto Sul

Parte 02/02
Competitividade é dependente de Infraestrutura, de mobilidade e de se derrubar o exagero em relação a politica ambiental.
Um ponto fundamental para um futuro promissor é chegar a maturidade na politica ambiental como na Europa ou nos EUA, quando se analisa os custos/benefícios dos empreendimentos e as politicas se consolidam com maior velocidade para se auferir o desenvolvimento sustentável sem punir os que precisam de oportunidades de trabalho.
A Infraestrutura tem que ser priorizada com a requalificação, revitalização e construção de portos, aeroportos, melhorias e construção de ferrovias, rodovias e sobretudo a expansão do sistema energético e outras frentes de serviços que devem ser atacadas de forma imediata para salvaguardar o crescimento e desenvolvimento do país.
A Bahia precisa com urgência de introduzir no planejamento federal, hoje no PAC 2, a requalificação de nossos portos e dos aeroportos já existentes, de nossas ferrovias e de rodovias e principalmente do Sistema Viário do Oeste que tem seu km 0 na Ponte Salvador a Itaparica, na capital da Bahia.
A prioridade deste comentário é o Complexo Intermodal, constituído do Aeroporto, Ferrovia Oeste/Leste e Porto Sul.
O Porto Sul( OFF - Shore) terá sua atracação a 3 km da linha costeira( por conseguinte bem longe da praia) será público e privado e tem em seu projeto uma modelagem de elevada eficiência, com regulatória jurídica e institucional atualizada, baixo custo operacional e extremamente preparado na proteção ambiental, com formação de cinturões verdes, retroária orientada no sentido Leste/Oeste acompanhando a linha da Ferrovia.
Há pressa em sua consumação, pois será a porta de negócios para o Oriente Médio, Ásia, América Latina, EUA no que se refere a minérios e ao mundo inteiro no que concerne as nossas exportações de produtos agrícolas.
O Porto Sul só terá suas obras iniciadas quando a Ferrovia Oeste/Leste deixar de ser uma proposta aprovada, licitada, com os consórcios vencedores já conhecidos e ter suas obras iniciadas, que hoje conforme ampla divulgação depende unicamente de Licença Ambiental do IBAMA.
O Projeto Pedra de Ferro tem o começo de sua produção casado como o inicio das operações da Ferrovia, a qual dará o sinal para o inicio também da construção do Porto Sul.
Quanto ao Aeroporto urge um pronunciamento oficial da Infraero, pois o atual não satisfaz aos usuários pelo funcionamento que atualmente oferece.

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