quinta-feira, 1 de abril de 2010

Praia do Malhado saneada e uma Marina Internacional

Tenho por inúmeras ocasiões feito comentários sobre as necessidades de Ilhéus e convicto de que é uma questão meramente de tempo o seu desenvolvimento, volto a bater na mesma tecla de que precisamos( governantes, politicos e a sociedade como um todo) trabalhar visando objetivos de fazer o município crescer, criando a possibilidade de empregos diretos e indiretos e fazer que os rendimentos e lucros das empresas sejam elementos compensatórios a suas instalações e manutenções de suas atividades no municipio e região.
É sabido que os vetores principais para o crescimento é a educação, a cultura, o esporte, a saúde, água, o saneamento básico, a energia, a mobilidade e a segurança, os quais puxam de reboque os outros parâmetros na formação das condições ideais para o estabelecimento do progresso.
A Baia do Pontal receberá em breve o Terminal Pesqueiro e todas as obras suplementares ao seu bom funcionamento; os esgotos que correm a céu aberto na cidade terão que receber obras para o equacionamento que libertará as praias dos dejetos e lixos que hoje representam inclusive em alguns locais o "Recreio dos Urubús".
E em se comentando sobre o assunto, a praia do Malhado de águas tranquilas, visão panorâmica de grande beleza em sentido ao litoral norte, poderá se constituir em futuro próximo em local de grande frequência de banhistas se obras de saneamento básico forem realizadas com apoio principalmente do Ministério das Cidades e do Meio Ambiente, em parcerias com o governo do estado e da prefeitura de Ilhéus o que possibilitaria a implantação de uma grande Marina Internacional em realização de responsabilidade de empresas privadas em parceria com o poder municipal.
Será utopia ou ilusionismo ? É evidente que todos empreendimentos tem que se submeter planejamentos oriundo de ideias, daí a elaboração de amplos estudos e sem medo da verdade, em verdade transforma-las.
Uma boa gestão depende de planos, os projetos vem a seguir e copiar o que foi feito por terceiros de forma acertada é totalmente válido, daí a sugestão do lançamento de um Edital de Aviso de Interesses para a construção de uma grande Marina Internacional, usando como modelagem para o Edital as iniciativas do governo do Estado da Bahia , através da SEPLAN, no que concerne ao Estádio da Fonte Nova e recentemente da Ponte Salvador a Itaparica.
Espero em breve que tenhamos praias saneadas e uma Marina Internacional, pois o município da importância de Ilhéus e com uma costa de sua imensidão e beleza, não pode ficar inerte e assistir a banda passar e não ouvir a música.
Esse assunto, com redação diferente foi postada há mais de dois anos em comentários com o titulo: "Vamos discutir Ilhéus"?

Nenhum comentário: