quinta-feira, 1 de abril de 2010

Estádio da Fonte Nova e um pouco de sua história

O estádio da Fonte Nova foi entregue ao público em 28/01/1951, por conseguinte há 59 anos atrás e nesse dia foi realizado um torneio inicio com todos os participantes do futebol da Bahia.
Essa primeira inauguração veio com um sabor todo especial de substituir o velho campo da Graça, onde foram construídos belos edifícios residenciais e em sua inauguração foi entregue ao público como dependências para os torcedores uma parte onde se situava as arquibancadas numeradas do anel inferior e do outro lado onde funcionou a chamada Geral, também uma parte moldada na encosta.
Na disputada da 1ª Taça Brasil a Fonte Nova só possuía o anel inferior de arquibancadas, na época com estimativa de capacidade para 40.000 torcedores( o recorde até o jogo contra o Santos quando o Bahia perdeu por 2 X 0, pertencia ao Bahia e Vasco com o registro de 31.714 espectadores pagantes).
E a história continuou quando em 1968 foi pensado sua ampliação com a construção do anel superior que passaria assim a uma capacidade de 80 mil pessoas.
Em 04/03/1971 a grande festa de inauguração com uma rodada dupla Bahia X Flamengo do Rio de Janeiro e Vitoria X Grémio encerrando os grandes festejos.
O público contabilizado foi de 94.972, muito embora vários segmentos da imprensa tivesse noticiado fartamente a existência de 120 mil pessoas no estádio.
O recorde de público foi de 110.438 pessoas no jogo Bahia X Fluminense do Rio de Janeiro, quando o time da boa terra aplicou 2 X 1 em jogo altamente emocionante, pela disputa do Campeonato Brasileiro de 1988.
Não vou falar aqui nas duas tragédia ocorridas nesse grande, majestoso e belo estádio,entretanto fatos como os que ocorreram não devem ficar esquecidos para que a segurança seja um dos fatores preponderantes no empreendimento que vai começar a acontecer.
Sugiro ao Jornal A Tarde, que deve ter em seus arquivos farto material noticiado,além de fotos das épocas que antes de sua implosão e demolição, faça um caderno especial, pois a historia terá uma grande ajuda em sua preservação.

Nenhum comentário: