quinta-feira, 23 de abril de 2009



Vinte empresas indianas querem investir na Bahia


Dirigentes de 20 empresas indianas manifestaram ao governador Jaques Wagner a intenção de trazer investimentos para a Bahia. O interesse em avançar nos entendimentos com o governo baiano foi apresentado nesta quarta-feira (22), após uma apresentação do governador e dos secretários Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Juliano Matos (Meio Ambiente), na Federação de Comércio e Indústria da Índia, em Nova Delhi, capital do país.
Em sua apresentação para cerca de 60 empresários dos setores de mineração, têxtil e tecnologia da informação, o governador enfatizou, além das potencialidades naturais da Bahia, a segurança institucional para os investidores. “Temos um estado equilibrado nas suas finanças, cumpridor dos compromissos que assume com seus parceiros e com um ativo precioso que é a nossa gente: um povo trabalhador que não desperdiça uma boa oportunidade”, disse, citando indicadores de produtividade de grandes empresas como a Ford.
Segundo Amoedo, empresas de engenharia manifestaram interesse em participar dos projetos de infraestrutura e de logística, a exemplo do complexo intermodal a ser implantado na região cacaueira, envolvendo a ferrovia Oeste-leste, o novo aeroporto de Ilhéus e o Porto Sul, seja através de joint ventures, seja a partir de investimentos bilaterais. Ele acrescentou a oferta de oito áreas prospectadas pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral para exploração em parceria com mineradoras indianas.
Matos destacou a importância da participação da área ambiental na construção das parcerias bilaterais. “A articulação entre as Secretarias de Indústria e Comércio e de Meio Ambiente na fase de atração de investimentos para o estado traz tranquilidade e segurança para uma perspectiva real de desenvolvimento sustentável”, ressaltou. Ele apontou, ainda, as possibilidades de negócio na geração de créditos de carbono, via Programa Floresta Bahia Global, e a produção de biomassa por meio dos Programas Pólo Florestal Sustentável e Agricultor Florestal.
O chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, destacou a “excelente receptividade por parte dos empresários indianos, a ponto de eles pedirem para converter o jantar (na noite desta quarta-feira), numa extensão da reunião a fim de aprofundar as primeiras conversas sobre as possibilidades de negócios”.
Na abertura do encontro, o presidente da Federação, Sushil Jiwarajka, destacou as similaridades entre os dois países e a oportunidade de Brasil e Índia, a partir de parcerias comerciais, consolidarem o bloco de países líderes, entre os emergentes, ao lado da Rússia e da China.
Nesta quinta-feira (23), a missão baiana visitará a província de Goa, uma ex-colônia portuguesa. O ministro-chefe (cargo eletivo equivalente ao de governador) Digambar Kamat, receberá o governador Jaques Wagner e os secretários em reunião e logo em seguida eles visitarão uma mina de ferro. Sexta-feira (24), a comitiva seguirá para Londres.
Missão empresarial indiana visita a Bahia em outubro
A Bahia será um dos estados brasileiros visitados por uma missão empresarial indiana que virá ao Brasil em outubro deste ano, segundo informou o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, diretamente de Nova Délhi. A Bahia, até então, não fazia parte do roteiro definido pelo Itamaraty.
“Os empresários ficaram impressionados com as potencialidades da Bahia e no jantar oferecido à comitiva baiana, que se transformou em uma reunião de trabalho por solicitação deles, demonstraram a intenção de conhecer o estado”, explicou Schmidt.
A inclusão da Bahia no roteiro dos empresários indianos será tratada pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
Texto de AGECOM

Nenhum comentário: