terça-feira, 21 de abril de 2009




Muralha e Muros...

Muralha da China:
É uma impressionante estrutura de arquitetura militar, construída durante a China Imperial e é vista do espaço a olho nu, mede 8.851,8 quilômetros e representa a inteligência e o saber do povo da antiga China.
Muro de Berlim:
Representa a divisão da grande Alemanha em duas entidades estatais (Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental) e a sua derrubada em 2009 completa 20 anos, representando a unificação e a transformação do grande país que é hoje.
Outros Muros e os do Rio de Janeiro
E a moda dos muros “que viceja da Cisjordânia à fronteira EUA-Mexico, chega agora ao morro carioca como uma rendição” (Roberto Pompeu de Toledo) e a revista Veja mostra na reportagem “A Favela no Limite” que inicialmente 14,6 quilômetros de muros representando a Trincheira contra a Expansão das Favelas.
Das treze que serão muradas, doze estão na Zona Sul da cidade e uma na zona Oeste.
Esse muro representa a derrota dos ambientalistas, dos governantes anteriores, da sociedade como um todo, a falta de uma política em que a demagogia era a letra do momento, é o fracasso de uma política habitacional séria, é a demonstração da mentira governamental de anos a fio.
E o muro da favelização é um desafio para a cidade maravilhosa, que perde o seu verde e ganha em seu lugar barracos dos desprotegidos, dos estudantes, operários, trabalhadores e donas de casa, dos desempregados formando um universo de pessoas honestas em sua maioria que tem como pecado os poderes constituídos deste país não ter governado com seriedade para que houvesse uma melhor distribuição de salários e renda.
O Rio de Janeiro, das quase 1.000 favelas e com a população estimada de três milhões ou mais de habitantes está sendo badalado mundo a fora, embora o poder público tivesse a coragem de parar com o crescimento desodernado da cidade.
E apesar de tudo continua o Rio de Janeiro a ser uma cidade linda e marvilhosa, e com favelas de população superior a 3ª capital brasileira em habitantes.

Nenhum comentário: