sábado, 18 de abril de 2009

Missão comercial busca investimentos para a Bahia
Atrair novos investimentos para a Bahia, como forma de enfrentar a crise econômica mundial. Este é o objetivo do governador Jaques Wagner, que parte, nesta segunda-feira (20), para uma missão comercial de oito dias por quatro países. A missão começa pela Índia, que segundo projeções de analistas econômicos, deverá fechar 2009 com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 5% - em grande medida graças à diversificação de sua economia e aos investimentos em parceria com diversos países, como o Brasil.
A comitiva integrada pelos secretários Fernando Schmidt (chefe de gabinete), Rafael Amoedo (Indústria, Comércio e Mineração) e Juliano Matos (Meio Ambiente), deixa a Índia na próxima sexta-feira (24) e parte para Inglaterra, Holanda e França, onde serão articuladas novas parcerias comerciais nas áreas de turismo e geração de energia.
A Federação de Comércio e Indústria da Índia reunirá cerca de 60 empresários dos setores de mineração, têxtil e tecnologia da informação para ouvir apresentações do governador, dos secretários Rafael Amoedo e Juliano Matos.
As três apresentações vão mostrar a realidade econômica da Bahia, sua infraestrutura, os projetos em andamentos, como a Ferrovia Oeste-leste e o Porto Sul, e o potencial representado pelas reservas minerais – especialmente o ferro do Sudoeste. A legislação ambiental e os mecanismos de licenciamento serão apresentados pelo secretário Juliano Matos.
“O essencial é mostrarmos que a Bahia é um estado organizado, que cresce e moderniza sua estrutura, mas, acima de tudo, um lugar confiável onde se pode investir com a certeza de encontrar regras claras o bastante para proporcionar as melhores condições para os investidores e, ao mesmo tempo, proteger nosso patrimônio natural e os interesses da nossa gente”, resume o governador.
Quinta-feira (23), em Goa, pequena porção do território indiano colonizada por portugueses, a missão baiana conhecerá uma mineradora que explora uma mina de ferro e no dia seguinte se reunirá com Digambar Kamat, ministro-chefe de Goa – cargo equivalente ao de governador.
Sábado (25), o governador estará em Londres para uma reunião com o embaixador brasileiro na Inglaterra, Carlos Augusto Santos Neves. Domingo (26), a missão estará em Amsterdam, na Holanda, para conhecer as instalações do Amsterdam Arena, com vistas ao projeto da Copa 2014. Segundo o chefe de gabinete do governador, além da parte física de um dos estádios mais modernos da Europa, eles vão conhecer detalhes sobre a modelagem comercial e o funcionamento daquela arena – concebida para usos múltiplos, além de abrigar competições esportivas.
O último compromisso na Holanda, no começo da manhã da segunda-feira (27), é um café da manhã com a diretoria da companhia aérea KLM. Na pauta, a possibilidade de a empresa passar a operar um vôo direto Amsterdam-Salvador.
O assunto será discutido com o diretor de Relações Governamentais e Empresariais, Roeland van Klaveren, e com o gerente-senior das Conexões para América Latina e Caribe, Jeroen Hugen.
Em Paris, o governador e os secretários se reunirão com representantes de indústrias de equipamentos de geração de energia elétrica com o objetivo de atrair empresas francesas do setor. O último compromisso da agenda na capital francesa é um encontro com o embaixador brasileiro Maurício Bustani, para tratar da programação do Ano da França no Brasil. A chegada da comitiva a Salvador está prevista para o começo da manhã de terça-feira (28).
“A atração de novos investimentos estrangeiros, principalmente em países emergentes, é fundamental para a recuperação da economia da Bahia e do Brasil”, afirmou o governador.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: