segunda-feira, 6 de abril de 2009


Convênio prevê a revitalização de afluentes do São Francisco

Os rios Grande e Corrente, além da margem esquerda do Carinhanha, afluentes do São Francisco, serão beneficiados com o Projeto Recuperação Ambiental, uma parceria da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba). A iniciativa é mais uma ação do governo para revitalizar a Bacia Hidrográfica do São Francisco e ampliar a qualidade de vida de seus habitantes.
O convênio prevê a recuperação de nascentes e restauração das matas ciliares, revegetação de topos de morro, controle de processos erosivos em pontos críticos de estradas e entorno que afetam a quantidade e qualidade dos corpos hídricos, construção de barraginhas, terraços, contenção de voçorocas (erosão causada pela chuva em solos onde a vegetação é escassa) e plantio em áreas degradadas.
Na semana passada, o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, assinou a portaria que institui a comissão especial para acompanhamento e execução do projeto, que será coordenado pela Superintendência de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade (SFC/Sema). A SFC vai elaborar os termos de referência e relatórios de trabalho para procedimentos licitatórios necessários para operacionalização e liberação dos recursos.
A pesquisa científica sobre métodos, técnicas e indicadores de revitalização e conservação hidroambiental de rios, aquíferos e solos será de competência da Ufba, que já desenvolve ações de pesquisa e extensão na região

Nenhum comentário: