domingo, 12 de abril de 2009

A Pesca na Bahia

A Bahia apresentava um atraso que fazia dó quando o governo Wagner assumiu a gestão do Estado e como o norte hoje é outro principalmente com Issac Albagri na Presidencia da Bahia Pesca, vamos a partir das linhas abaixo e embasado em dados obtidos na internet, em artigo publicado na A Tarde por Isaac e informações do site da Bahia Pesca de forma resumida levar aos leitores deste blog fatos sobre a pesca na Bahia.
A Bahia tem um litoral com quase 1.200 quilometros e não possui nenhum terminal pesqueiro e mesmo assim apresenta uma produção de 80 mil toneladas de peixes ano com o consumo de 150, com deficit de 70 mil que é importado principalmente de Santa Catarina.
E nos governos passados ainda se dizia que a Bahia ía bem.
E agora o governo do Estado através da Bahia Pesca em conjunto com o governo federal está tratando de construir dois terminais de pesca, sendo um em Salvador e o outro em Ilhéus, onde funcionará no antigo porto da cidade.
Enquanto isso Santa Catarina com 400 km de costa tem 11 terminais de pesca.
A Bahia Pesca tem apoiado, incentivado a criação de peixes em águas salgadas, nos chamados tanques- rede, independente de criatórios em açudes que tem sido povoados em ritmos acelerados, tem feito a distribuição de alevinos beneficiando muitas familias e apoiado a pesca artesanal e apresenta planos de ações para Ilhéus e a região.
Entre 1990 e 2006 a produção da aquicultura cresceu 540% já representando cerca de 30% da produção do país.
Conforme Isaac Albagli a Bahia fará o milagre dos peixes, " com uma costa de 1.187 km de extensão, 500 mil hectares de águas represadas, além de clima quente favorável a engorda dos pescados" e assim ele engenheiro, Presidente da Bahia Pesca vai ajudando ao governo Wagner mostrar como se governa na Terra de todos nós.

Nenhum comentário: