domingo, 26 de abril de 2009

Dengue e necessidade de Saneamento básico

Dengue e necessidades para evitar a proliferação.
Em Itabuna a epidemia de Dengue evidenciou o desmantelamento do suposto sistema da Saúde municipal e outros municípios da região como Floresta Azul, Itororó, Buerarema, Ubaitaba, Coaraci e Uruçuca mostraram que a Saúde municipal era precária, isso sem falar em Ilhéus que tinha e tem no Hospital Geral Luiz Viana Filho, pertencente ao Estado, o sustentáculo na defesa e tratamento da população em todos os sentidos, pois os Postos do município eram precários em seus atendimentos.
É de ressalvar que o HGLVF precisa de Urgentes intervenções físicas, que, aliás, segundo se comenta receberá em situação de emergência essas melhorias.
A intervenção da SESAB em Itabuna foi de vital importância na grande melhoria das condições no combate a Dengue.
Antes se sabia que o mosquito da Dengue tinha como condições de proliferação águas paradas e limpas.
Conforme noticias recentes as reproduções das larvas em águas sujas foram encontradas em Itabuna o que aumenta a preocupação com a proliferação da doença.
Há uma necessidade gritante de saneamento básico, com a extinção de esgotos e águas sujas a céu aberto.
Já postamos que Ilhéus não pode e nem deve continuar com canais de esgotos a céu aberto e como grande exemplo o Canal próximo ao Centro de Abastecimento no Malhado, com deságüe na praia do Malhado.
Até quando a inoperância, a incapacidade e a cegueira administrativa?
Se os governos do Estado e da União já foram procurados e não ajudam ou não quiseram ajudar, o negócio é botar a boca no trombone.
O silêncio é constrangedor e sufoca os anseios do povo.

Nenhum comentário: