sábado, 24 de novembro de 2012

Ter o olho maior que a barriga é um proverbio bem aplicado e que precisa ser analisado por órgãos governantes

TREM BALA TEM LICITAÇÃO ADIADA MAIS UMA VEZ
Depois de muita expectativa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adiou a publicação do edital do primeiro leilão do trem-bala, que estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira (26).



Em nota divulgada nesta sexta (23), a agência informa que a publicação do edital e do contrato de concessão “aguarda aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que deverá ocorrer nos próximos dias.”



A informação de que o edital seria publicado no dia 26 consta de relatório sobre as obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que o governo divulgou na segunda (19).



A ANTT diz ainda na nota que pretende publicar na segunda o relatório da audiência pública que debateu o projeto do trem-bala, com respostas às contribuições recebidas durante o processo.(G1)

Publicação: BahiaEconômica

Enquanto isso a Valec que em minha opinião tem sido uma grande mentira para a Bahia continua em velocidade de lesma a tocar as obras da FIOL e a muito custo talvez feche o ano com 12% das obras realizadas.
E tem mais a arrecadação federal cai pelo 5º mês seguido
E de acordo com o IBGE a riqueza do país é concentrada em oito estados que totalizam juntos 77,8% do PIB brasileiro com base estatístico em dados de 2010.
E a coisa não mudou muito.
A desigualdade continua e é preciso muito esforço para que o país ganhe uma dimensão de uma sociedade mais justa e democrática.
Os oito estados que controlam a economia do país  são:
São Paulo (33,1%)  - Rio de Janeiro (10,8%) - Minas Gerais (9,3%) - Rio Grande do Sul (6,7%) - Paraná (5,8%) - Bahia (4,1%) - Santa Catarina e Distrito Federal ambos com (4,0%).

Enquanto isso os dez menores estavam localizados nas regiões Norte e Nordeste, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rondônia, Piauí, Acre, Amapá, Roraima e Tocantins.

As obras do PAC no Brasil como um todo não estão seguindo o cronograma físico previsto para suas realizações e no que concerne a Bahia a situação é muito ruim, pois tem muita coisa que ainda está no papel.

Não sou contra o Trem-Bala, mas vejo outras mais importantes necessidades na Saúde, Educação e Segurança, Mobilidade  Urbana, Energia, Comunicação, principalmente nos estados do Norte e Nordeste do que a construção bilionária do Trem - Bala, que vai servir a muito poucos.
Enfim, não é novidade o provérbio que diz: O olho é maior que a barriga...
Vamos brigar para acabar a desigualdade entre os "brasis" de um mesmo povo, de um mesmo hino, de uma mesma bandeira e de uma mesma república democrática.

E volto breve.

Nenhum comentário: