terça-feira, 20 de novembro de 2012

BALANÇO DO PAC COLOCA FERROVIA OESTE-LESTE COM CARIMBO DE PREOCUPANTE

O 5o balanço do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento indica que a Ferrovia Oeste –Leste está com sérios problemas para sua concretização.
 O trecho Ilhéus – Caitité tem apenas 10,5% concluído, embora o Ibama tenha liberado a retomada da execução no início de agosto desse ano.

O sistema de acompanhamento coloca esse trecho com carimbo da cor amarelo, como necessitando de atenção. Nesse trecho o Tribunal de Contas da União apontou irregularidades graves, mas com recomendação de continuidade, mas exigindo revisão dos quantitavivos de terraplanagem e dos projetos executivos.

A expectativa contida no balanço do PAC é que o trecho Ilhéus – Caitité tenha 12% concluído até o final do ano e realize 20% das sondagens complementares a fim de atender determinação do TCU.

A situação do trecho Caetité – Barreiras é mais problemática e está com o carimbo vermelho de preocupante no balanço do PAC.
 A Valec apresentou ao Ibama estudos sobre o impacto da ferrovia nas cavernas da região.

O Ibama emitiu parecer favorável a concessão de Licença de Instalação, mas solicitou complementações, que foram apresentadas as no último dia 14.
O problema maior nesse trecho é a suspensão cautelar dos contratos dos lotes 5 5A 6 e 7 pelo TCU. O mais grave, porém, é que os projetos executivos ainda não foram concluídos e a expectativa é que estejam prontos ao final de janeiro de 2013.

BahiaEconômica

Nenhum comentário: