Objetivo é promover os produtos sustentáveis da agricultura familiar brasileira durante megaeventos esportivos
Os produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar brasileira poderão ser comercializados nos megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ao lançar oficialmente a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, nesta quarta-feira (21.11).
A iniciativa tem ainda a participação dos ministérios do Meio Ambiente, dos Esportes e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A divulgação foi feita durante a solenidade de abertura da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, no Rio de Janeiro.
Com foco na oportunidade de negócios, a campanha promoverá a inclusão de produtos orgânicos dos setores de alimentação, bebidas, cosméticos e artesanato no mercado turístico (hotéis, bares e restaurantes) das 12 cidades-sede do Mundial de 2014. “Nós queremos que as cidades-sede tenham oportunidades não só para os turistas de outros países, mas também para o público dessas cidades, da nossa produção sustentável. Queremos conquistar mercado e queremos que a população tenha acesso a isso”, afirmou o ministro do MDA, Pepe Vargas.
Segundo o coordenador-geral da Feira, Arnoldo de Campos, a campanha já conta com 243 empreendimentos, identificados com selos da agricultura familiar, dos produtos orgânicos, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica. “A campanha visa aumentar o consumo sustentável no país e nós estamos utilizando este grande evento, que é a Copa do Mundo, para que ele seja um dos vetores dessa promoção. A campanha apresentará uma oferta sustentável e valorizará o comprador”.
Já no lançamento, quatro grandes empresas oficializaram sua adesão à campanha: Mãe Terra Produtos Naturais e Orgânicos, Club Med Brasil, Terra Brasilis Sabonetes e Cosméticos e Beraca Sabará Químicos e Ingredientes. “Nós queremos que os produtos orgânicos da agricultura familiar, aqueles que são de identidade geográfica, de comércio justo possam ser promovidos e consigam mais mercado, mais clientes. Em troca disso, nós queremos promover as empresas compradoras. A identidade visual vai ser cedida para toda empresa que assumir o compromisso de comprar. Com isso, ela vai poder comunicar ao seu público valores de sustentabilidade, de responsabilidade social e de responsabilidade ambiental”, explicou Arnoldo de Campos. Em breve, o catálogo completo dos empreendimentos cadastrados na campanha será disponibilizado no site do MDA.
Inicialmente criada com o nome Copa Orgânica e Sustentável, a campanha surgiu para de potencializar o conceito de consumo consciente. Ao longo do ano de 2012, as cidades estão se organizando para reunir informações referentes às potencialidades da oferta em cada estado sobre cooperativas e produtos que poderão ser oferecidos para hotéis, bares e restaurantes durante o evento.
Fonte: Portal da Copa 2014 do Governo
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