terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deu na Tribuna da Bahia 27.11.

Coluna do dia 27/11/2012

Nome forte
Não causou estranheza o fato de o governador Jaques Wagner (PT) ter admitido, durante encontro ontem com prefeitos eleitos e reeleitos do PSD, em Salvador, a possibilidade de o cabeça da chapa governista em 2014 não ser um candidato do seu partido. Num evento em que a estrela principal, além de Wagner, foi o vice-governador e presidente do PSD, Otto Alencar, os membros do partido foram ao delírio ante a possibilidade, cada vez mais concreta, de a principal liderança da legenda na Bahia vir, de fato, a ser candidato à sucessão do governador daqui a dois anos. Quanto à eventualidade de sair candidato, Otto não deu nenhuma palavra. Só, naturalmente, sorrisos.
Imbatível
O jornalista baiano João Santana, de 59 anos, marqueteiro escolhido pelo PT desde 2006, afirmou durante entrevista à Folha de S. Paulo que Lula é o melhor nome para disputar o governo de São Paulo em 2014. “É uma pena o nosso candidato imbatível, Lula, não aceitar nem pensar nesta ideia de concorrer a governador de São Paulo. Você já imaginou uma chapa com Lula para governador tendo Gabriel Chalita, do PMDB, como candidato a vice?”.
Terminal
João Santana também minimizou a vitória de ACM Neto em Salvador (DEM). “Ganhar Salvador não faz a menor diferença para o DEM. Eu hoje imagino que é mais lógico que o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, saia do DEM do que queira ou tenha força para ressuscitar o partido. O DEM vive um ciclo terminal”, declarou.
Emendas
Sobre a liberação de recursos para Salvador, na próxima administração municipal, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) emitiu nota à imprensa ontem afirmando que está confiante quanto à aprovação das emendas coletivas. “A bancada baiana sempre teve uma postura de interesse público e, acredito, esse espírito será mantido, principalmente por se tratar de assuntos de total interesse de Salvador”, disse Imbassahy.
Eternização
Ao ser questionado durante entrevista no programa Balanço Geral, na Record Bahia, sobre um possível apoio ao atual presidente da Assembleia , Marcelo Nilo (PDT), o governador Jaques Wagner afirmou que não apoia a continuidade na presidência da Casa. “Já disse várias vezes que não sou a favor da eternização de ninguém no poder, então vou considerar que essa questão está equacionada dentro da base”, pontuou Wagner.
Oportunidade
O governador Jaques Wagner parece estar realmente considerando a hipótese de deixar o Palácio de Ondina mais cedo em 2014 para tentar uma vaga como deputado federal – ou senador. Na solenidade da JAC Motors em Camaçari, Wagner brincou com o vice-governador, Otto Alencar, que pode ter o nome cravado na segunda placa de inauguração de uma fábrica de carros na Bahia. Na primeira, Otto assumiu o mandato tampão e viu nascer o Complexo Ford. “Não sei se vou sair do governo, mas quem sabe você vai ganhar outra placa aqui em Camaçari como governador, na fábrica da JAC Motors.
Estacionamento
Comenta-se nos bastidores que os administradores dos principais shoppings de Salvador estariam aguardando ansiosos a posse de ACM Neto (DEM). O motivo seria a cobrança de estacionamento nos estabelecimentos, que o atual gestor, João Henrique, impediu que fosse realizada. Resta saber como Neto vai conduzir o problema.
TRE
A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro foi escolhida ontem pelos colegas para substituir o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra no Tribunal Regional Eleitoral. Ela teve 22 votos. O desembargador Clésio Carrilho Rosa foi eleito suplente de Socorro, com 18 votos. Eles disputaram com Carlos Roberto Araújo, que obteve 12 votos, e Cíntia Resende, sua suplente, que recebeu 15 votos.
Articulado
Ninguém tira do deputado estadual Gildásio Penedo (PSD) a indicação da Assembleia Legislativa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. E, o que é melhor, a indicação pode ser atribuída basicamente ao parlamentar, cujo bom relacionamento com todos os colegas é uma verdadeira marca.
Suplementação
Pelo discurso do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, a suplementação do orçamento da Casa, tão comum que já faz parte da rotina do equilíbrio de forças entre o Executivo e Legislativo, não vai acontecer em 2013. Em entrevista à Tudo FM, Nilo assegurou que será a primeira vez em muitos anos que o parlamento não solicitará mais recursos para fechar as contas no azul. “Já avisei ao governador: ‘este ano não vou pedir suplementação’”, garantiu. Ainda que haja essa ênfase, em anos anteriores, a conversa começou no mesmo tom e, no final, houve o pedido de recursos a Jaques Wagner.
Climão
E por falar no deputado Marcelo Nilo (PDT), o clima não ficou nada bom entre ele e o deputado Rosemberg Pinto (PT) depois das declarações na qual o pedetista, em entrevista a uma rádio, pediu que o petista abra mão de disputar a presidência da Assembleia. Os dois se encontraram no início da tarde na sala do cafezinho que fica em anexo ao plenário, pouco antes do início da sessão, e, segundo o site Sisal Notícias, Rosemberg logo disparou: “Como você quer costurar um apoio indo para a rádio pedir que eu desista de ser candidato?”, indagou.
Elogios
“Mas eu só fiz elogiar você. Agora, se você não quiser que eu elogie você, não elogio mais”, respondeu Nilo, se apressando em adentrar o plenário. Apesar dos risos, inclusive dos que testemunharam o diálogo, o clima ficou tenso, e Nilo, que disputa a presidência pela quarta vez consecutiva, ainda esbravejou de dentro do plenário. “Até quando a gente elogia tem crítica. Não elogio mais”.
Campanha
Faltando pouco mais de um mês para terminar o mandato em Camaçari, Luiz Caetano aproveita ao máximo os últimos instantes como prefeito. Ontem, em discurso no lançamento da pedra fundamental da fábrica da JAC Motors, Caetano estava em êxtase e pareceu estar num comício. A empolgação foi tanta, que mereceu referência na fala – em chinês – do presidente da JAC Motors da China, An Jin. E com direito a ato falho. “Tenho só mais um mês de gestão, mas vou continuar como prefeito”, bradou Caetano. Na plateia, o futuro prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, acompanhava tudo.
Homenagem
A Câmara Municipal vai entregar a Medalha Zumbi dos Palmares ao reitor na Unipalmares, de São Paulo, José Vicente. A entrega da honraria foi uma proposição da vereadora Olívia Santana (PCdoB). Na ocasião, será celebrada a vitória das cotas no Supremo Tribunal Federal (STF). O ato ocorrerá no dia 30, às 19 h.
Anatel
A Comissão de Defesa do Consumidor fará uma audiência amanhã, dia 28, às 9h30, na Assembleia Legislativa, com a Superintendência Regional da Anatel. O objetivo é discutir as providências da empresa para melhorar a prestação de serviços das operadoras de telefonia celular. De acordo com o presidente da comissão, deputado Pedro Tavares (PMDB), “a meta é potencializar a qualidade das ligações em municípios e distritos mais afastados da sede e da capital, além de ir em busca de medidas que possam erradicar as queixas constantes por ligações interrompidas e outras que sequer são completadas. O usuário paga por um serviço e portanto merece acesso qualificado, audível e sem ruídos”.
Cruz das Almas
O candidato a prefeito mais votado de Cruz das Almas, Raimundo Jean Silva (PMDB), teve o registro de candidatura deferido ontem pelo TSE. Com a decisão, Dr. Jean, como é conhecido, se torna o gestor eleito do município, já que teve 16.354 votos contra 14.979 de Valtércio Cerqueira (PT), declarado vitorioso com 89,89% dos votos válidos. Com a validação dos sufrágios do peemedebista, o petista passa para a segunda colocação. Dr. Jean disputou o pleito com a candidatura em sub júdice. O político foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa porque teve as prestações de administração anterior rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Novembro Roxo
A primeira capital do país aderiu totalmente à campanha Novembro Roxo, que chama a atenção para os cânceres de pênis e de próstata. Três símbolos da cidade serão iluminados de hoje a 05 de dezembro com a cor roxa. São eles, o Elevador Lacerda, os orixás do Dique do Tororó e o Cristo da Barra. A campanha é uma iniciativa do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB). O secretário da Sesp, Marcelo Abreu, considerou pertinente a proposta e destacou a influência que o uso das cores nos monumentos tem para chamar a atenção da população para o propósito da campanha.
Mobilização
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, José de Arimatéia (PRB), idealizador na Bahia da campanha “Assine + Saúde”, lança o movimento hoje no Hospital Ana Nery, às 11h. A campanha tem a finalidade de reunir 1,5 milhão de assinaturas em pelo menos cinco Estados, para viabilizar um Projeto de Lei de iniciativa popular que motive a aplicação mínima de 10% da renda bruta do país na Saúde.
Explicações
A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) cobrou ontem, em discurso no plenário da Assembleia, explicações do Governo do Estado sobre a cessão do antigo prédio da UNEB, em Barreiras, à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). Segundo a parlamentar, já estava em conclusão o processo para cessão do prédio ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), que iria ampliar a oferta de vagas e implantar novos cursos para atender à demanda da região. “O processo foi interrompido inexplicavelmente. Esta nova decisão causa um grande prejuízo para a educação. Por que prejudicar o IFBA? Por que prejudicar a educação do oeste?”, questiona.

Nenhum comentário: