sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Linha Viva - Postagem da Tribuna da Bahia

Cidade
Tumulto interrompe audiência pública que iria discutir projeto da Linha Viva

A subsecretária de Transporte e Infraestrutura de Salvador, Ivone Valente, encerrou às 16h10 desta quinta-feira (22/11) a terceira audiência pública da Via Expressa Linha Viva, iniciada às 14h, no Auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da Bahia.

O evento pretendia dar continuação à audiência pública suspensa no dia 22 de outubro, com o objetivo de apresentar e colher contribuições sobre a Minuta do Edital de Licitação e do Contrato de Concessão da Via Expressa Linha Viva.

O encerramento, segundo Ivone Valente, foi necessário devido ao tumulto gerado por pessoas segundo ela lideradas pelos vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Gilmar Santiago (PT), Marta Rodrigues (PT) e pelo vereador eleito Everaldo Augusto (PCdoB).

“Esses vereadores não representam o anseio das comunidades. Estão do lado dos moradores de Alphaville. Fora Alphaville!”, gritava Reginaldo Ribeiro Filho, liderança comunitária de Mussurunga.

A mesa composta pela subsecretária da Setin e pelo secretário de Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente, Paulo Damasceno, foi impedida de prosseguir. Ao instalar a audiência, a subsecretária leu documento assinado pela procuradora geral do município, Angélica Guimarães, recomendando que o edital de licitação fosse encaminhado para apreciação da Procuradoria após ser acrescido das contribuições saídas da audiência pública.

“O importante é discutir a proposta e isso o executivo municipal continuará fazendo com a sociedade”, afirmou Ivone Valente. “As tentativas de impedir o diálogo não é salutar para a cidade, por isso persistiremos nas atribuições inerentes ao serviço público”, afirmou Damasceno.

Segundo o secretário da Sedham, o objetivo da prefeitura é dar continuidade ao processo, que foi iniciado em 2009. “Tudo está sendo feito com total transparência. O que está sendo proposto é estruturar a cidade, com uma nova via, que vai desafogar o trânsito da Paralela”.

Em setembro foi realizada a primeira audiência pública para apresentação do projeto básico, no auditório da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, com a presença de gestores da administração municipal, técnicos responsáveis pelo projeto, vereadores, representante do Ministério Público, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil organizada.

A Linha Viva será uma opção de trajeto não obrigatório e irá captar 40% do fluxo de veículos da Paralela. Para percorrer os seus quase 18 quilômetros, ligando o Acesso Norte ao Aeroporto, o motorista levará aproximadamente 15 minutos.

O projeto integra o projeto de mobilidade urbana idealizado pela prefeitura de Salvador, amplamente divulgado, o Provia (Programa de Obras Viárias) que, juntamente com a RIT (Rede Integrada de Transporte), tem por objetivo resolver os problemas de trânsito e transporte da capital baiana.

As informações completas sobre a Linha Viva, compreendendo o projeto básico, planilhas de quantidades, estimativa de custos, EIA/RIMA, minutas de edital e de contrato de concessão, e os necessários anexos, estão disponíveis, desde o início de outubro, no site www.infraestrutura.salvador.ba.gov.br e na sede da Secretaria Municipal de Transporte e Infra-estrutura (Setin), na Rua Agnelo de Brito, 201, Federação.

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