quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leia as noticias abaixo e sem partidarismo analise nossa realidade


Depois de 115 dias, a greve dos professores da rede estadual da Bahia terminou...
 O governo vai dar 7% de reajuste em novembro e mais 7% em março do ano que vem, além dos 6,5% que já tinham sido concedidos a todos os servidores estaduais. Cada escola vai elaborar o próprio calendário de reposição das aulas.
Os resultados do Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) estão longe de indicar qualidade das escolas brasileiras.
Os sintomas da desigualdade gritante está na diferenças de pontos obtidos pela escolas privadas e públicas do país. A 1ª escola estadual em classificação ficou em 60º lugar ( Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira -RJ).
Na Bahia a situação é muitíssimo grave, a melhor instituição mantida pelo governo foi a Thales de Azevedo de Salvador que ficou na 4.973 posição entre 10.076 escolas.
A escola particular Colégio Helyos de Feira de Santana, foi a melhor baiana no ranking nacional, ficando com a 11º colocação com 694,52 pontos e o fosso é sempre crescente. 
O caminho da Universidade - segundo a atual Diretoria da ABAMES propõe mudanças na Educação. Temos que despertar a paixão do estudante pelo curso superior. Aluno com base de ensino médio de nível chega preparado na Faculdade.
Mas a pergunta é: os estudantes conseguem fazer um bom  curso médio? os professores estão interessados em ensinar?
Em dados auferidos em pesquisa contando 40 países do mundo a situação do Brasil é deplorável em Educação, simplesmente é o penúltimo em ranking de educação, melhor apenas do que a Indonésia.
Finlândia, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão e Cingapura são os mais bem colocados e como ilustração dou a seguir alguns exemplos na classificação, quando dos quarenta (40) países 27 ficaram acima da média e 13 estão abaixo dela.
O Brasil é um VEXAME, pois está incluído no grupo cinco (5) com a maior variação negativa em relação a média global.
Só para você que está lendo como exemplo a Bulgária (30º) - Roménia (32º) - Chile (33º) - Argentina (35º) e Colômbia (36) estão melhores do que o Brasil (39º)
Quando comentamos que entre os vetores que precisam ser olhados com especial atenção pelos poderes de mando da nação estão a Educação, a Saúde, a Segurança, Energia, Comunicação e Infraestrutura tanto na mobilidade urbana das cidades, quanto nas ferrovias, rodovias, hidrovias e nos transportes marítimos, vem logo de estalo a necessidade de portos avançados e aeroportos de conceituação equivalente a nação de primeiro mundo, não é utopia e sim uma necessidade plena de uma nação que precisa continuar crescendo.
Educação não teve nos governos anteriores o apoio que vem recebendo do governo Wagner é só olhar os contra-cheques dos anos passados e os de agora e também imaginar que os alunos são o retrato da ineficiência do ensino, quando alias vemos muitos diplomados em nível superior que não seriam aprovados em um simples ditado e ou exercícios de matemática.
Analise nossa realidade e converse com seu filho, troque ideias sobre as matérias de seu curso, sobre a frequência dos professores e passemos a cobrar de todos os responsáveis pela educação, pois sem ela não há desenvolvimento.

Nenhum comentário: