segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Concessão administrativa do Instituto Couto Maia é tema de sessão pública em SP



Foram apresentados nesta segunda-feira (26), na sede da BM&F/Bovespa, em São Paulo, os detalhes sobre a concessão administrativa do Instituto Couto Maia, que vai ser construído em Salvador utilizando o modelo de gestão de parceria público-privada (PPP).
 Os questionamentos e as sugestões dos interessados serão levados em consideração para finalização do projeto.
 Será a segunda unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) a funcionar por meio de uma PPP.

“Esta apresentação faz com que a sociedade contribua para a melhoria do projeto. Já fizemos audiência pública em Salvador e agora uma sessão pública aqui. A partir da experiência que tivemos com o Hospital do Subúrbio, que também utiliza parceria público-privada, quando conseguimos aproveitar 30% das sugestões dadas pelo público, sabemos que conseguiremos agregar ainda mais valor a este novo projeto”, disse a assessora especial de PPP da Sesab, Mara Souza.


O secretário da Saúde, Jorge Solla, afirmou que o hospital, especializado em doenças infecciosas, terá 155 leitos, assistência ambulatorial e de urgência e emergência. “Saindo o edital até o fim deste ano, nossa previsão é que entre fevereiro e março de 2013 já tenhamos o contrato assinado com a empresa vencedora e que possamos no primeiro semestre dar início aos trabalhos da construção do novo Hospital Couto Maia”.

Representantes de empresas nacionais e internacionais participaram da sessão. De acordo com a proposta, a empresa vencedora vai projetar, construir e manter o Instituto Couto Maia, que deve ser construído no bairro de Águas Claras, na capital baiana.

A representante da Andrade Gutierrez, Tatiana Tempel, falou do interesse da empresa em fazer parte do projeto. “A Andrade Gutierrez gostaria de investir nesta estrutura para a saúde. Já ganhamos o Hospital de Belo Horizonte e estamos estudando algumas outras iniciativas de PPP. Estamos avaliando financeiramente a viabilidade do negócio”.

O representante da Dalkia, Daniel Figueiredo, também avaliou o projeto. “Participamos da audiência em Salvador, hoje esclareci outras dúvidas e vemos que há qualidade na apresentação. Agora estamos analisando os prazos para construção do hospital”.
Novo conceito de gestão hospitalar
A primeira experiência de PPP realizada na área de saúde pública no Brasil foi o Hospital do Subúrbio, em Salvador, desenvolvida pela Sesab e avaliada como um dos dez mais inovadores projetos de saúde do mundo pela KPMG (organização internacional Cutting Through Complexity).

“A unidade foi um sucesso em parceria público-privada e tem tido avaliações extremamente positivas, tornando-se referência para novos projetos de PPP”, explicou Solla. Ele informou que, além do segundo novo projeto de PPP com o Hospital Couto Maia, lançará um terceiro. “Agora no mês de dezembro, vamos iniciar uma consulta pública para um novo projeto na área de diagnóstico por imagem em toda a rede da Secretaria Estadual da Saúde”.

Nenhum comentário: