sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pituaçu e a Avenida Atlântica

Em 1906, há mais de 100 anos foi formada a lagoa com a construção de uma barragem para abastecimento de água a Salvador, em uma grande área de terra e de Mata Atlântica.
 Essa área posteriormente denominada de Parque de Pituaçu possuía quando de sua criação 660 hectares e foi criado por Decreto Estadual em 1973 com um sério risco para sua preservação em razão de que se previa a existência de áreas residenciais, esportivas e educacionais o que teria justificado o bairro do Imbui e as construções como da UCSAL e do Estádio de Pituaçu,hoje de traçado moderno, de excelente gramado, com iluminação com energia solar e tantas outras benfeitorias e que inclusive foi denominado por determinado radialista de “o monumental do Parque”.

O parque tem seu nome Pituaçu de origem indígena e que significa de pitu – grande.

Em 2006 no entorno da lagoa com seus 200.000m2 foram plantados mudas de aroeira, cajá,ipês amarelo e roxo, jenipapeiro, pau-brasil, pau-pombo,mangaba e outros como uma forma de revitalizar a mata ali existente.

Dou um pulo no passado e me lembro muito bem quando ali ia passear com a família que o Parque tem sua entrada principal situada na orla marítima e que lá existia esculturas de Mário Cravo a céu aberto, em torno de 15 km de trilhas pavimentadas,quadras esportivas,quiosques,restaurante,parque infantil,ciclovia, de presumíveis 18 km de extensão.

Alguns conhecedores do Parque não afirmam mais estimam que hoje a área está em torno de 390 a 425 hectares.

Lá com amparo legal deverá ser construído o MEGA Ginásio de Esportes com investimentos prometidos pelo Ministério do Esporte em R$20 milhões.

Acredito que se o projeto inicial da Avenida Atlântica com Ponte Pencil e tudo fosse aprovado haveria melhores condições de se impedir o processo de ocupação irregular que ainda continua.

O projeto da Avenida Atlântica foi reformulado, sendo importante frisar que a Avenida será construída em dois trechos para atender e resguardar segundo uns áreas importantes de preservação. Os trechos seriam:

01- Da Avenida Luís Eduardo Magalhães , passando pela Jorge amado e chegando a Pinto de Aguiar, a que margeia o Estádio monumental de Pituaçu;

02- De Patamares a Avenida Orlando Gomes, passando pela Avenida da Paz,que depois de pronta fará a ligação com a Avenida Dorival Caymmi que vai das imediações do Aeroporto até Itapuã.

03- Esse novo projeto não passa pelo Parque de Pituaçu e Vale Encantado.

Cabe perguntar: Quais as razões de tantos obstáculos se foram atendidas todas as posições contrárias a espetacular Avenida Atlântica com Ponte Pencil de 600 metros de vão livre sobre a Lagoa de Pituaçu, que seria uma fantástica publicidade turística para Salvador?

Gente é preciso ousar a pensar e evidentemente procurar pensar grande como elemento facilitador de construir o desenvolvimento de uma cidade com grandes tendências turísticas que ajudará a criar milhares de empregos e reduzir a desigualdade imensa dessa linda e pobre cidade cercada por Mar .
E por hoje é só. A cidade precisa da Avenida Atlântica e de outras tantas.

Nenhum comentário: